Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Arquiteto da Bienal participa da obra em Vitória

DE SÃO PAULO

Mesmo que seja autor da obra, Paulo Mendes da Rocha não está sozinho no projeto do Cais das Artes em Vitória.

Martin Corullon, 39, um dos sócios do escritório Metro, é seu parceiro na obra e um dos maiores discípulos do vencedor do Pritzker na novíssima leva de arquitetos que desponta em São Paulo.

Corullon trabalhou no escritório de Mendes da Rocha e fez com ele o projeto expositivo de duas edições da Bienal de São Paulo. Agora, ele assina sozinho a montagem da Bienal que está em cartaz.

"Escolhi manter certa autonomia em relação ao pavilhão de Niemeyer", diz

Corullon, em seu escritório paulistano, à Folha. "O projeto da exposição é coerente com a ortogonalidade do prédio, mas não encosta nele, os suportes são autônomos, as paredes são baixas, e há a visão contínua do teto."

Elogiado, o projeto para a Bienal, que mantém certa clareza e distância entre as obras ao mesmo tempo em que constrói associações e analogias, guarda traços da escola paulista de arquitetura.

"Não é uma questão de criar uma ruptura. Sem querer falar pelos outros, acho que a gente sabe lidar com essa herança", diz Corullon. "Não temos a intenção de ser um desdobramento da escola paulista: nossa geração já tem uma liberdade." (SM)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página