Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mario Adnet faz releitura de obra de Villa-Lobos

Novo CD do violonista traz Edu Lobo, Milton Nascimento e Yamandu Costa

Repertório inclui peças pouco gravadas, além de temas antológicos como "O Trenzinho do Caipira" e "Aria"

LUCAS NOBILE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cabeça aberta que era, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) declarou que considerava suas peças como cartas escritas à posteridade "sem esperar resposta".

Talvez prevendo que sua obra seria exaustivamente regravada mundo afora, a afirmação do compositor era uma espécie de aval para que se revirasse à vontade seu baú de composições.

Ciente disso, o arranjador e violonista Mario Adnet investiu nas composições do maestro no disco "Um Olhar Sobre Villa-Lobos" (Borandá; R$ 43, em média). O projeto terá shows de lançamento na terça e na quarta, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

"O Villa é um manancial. Sua obra já foi muito gravada, mas é possível fazer diferente. Quis tirá-lo daquela visão erudita, antiga, e fazer uma coisa sem fronteiras."

Adnet já havia se debruçado sobre temas do maestro no disco "Villa-Lobos - Coração Popular" (2000), além de ter gravado trabalhos antológicos sobre Moacir Santos, Baden Powell, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Luiz Eça.

CONVIDADOS

O novo CD tem participações de peso. Milton Nascimento canta a famosa "Aria (Cantilena)", primeiro movimento das "Bachianas Brasileiras nº 5". Com a agenda cheia, ele será substituído nos shows por Renato Braz.

Todos os outros convidados participarão das apresentações em São Paulo. No time, Edu Lobo canta a também muito conhecida "O Trenzinho do Caipira" e "Caicó" (esta, ao lado de Mônica Salmaso).

"Quis fazer uma homenagem ao Edu, que foi o primeiro a gravar esta música com o poema do Ferreira Gullar, em 1978, no disco 'Camaleão'", conta o arranjador.

Mônica Salmaso interpreta ainda "Dança (Martelo)". Muiza Adnet, irmã de Mario, canta "Realejo" e "Abril", e Paula Santoro, "Tristorosa" e "Canção de Cristal".

Nas faixas instrumentais, o violonista Yamandu Costa é o solista em "Mazurka Choro", acompanhado de orquestra de cordas, presente em quase todas as faixas do álbum, sob regência de Claudio Cruz. Yamandu também toca em "Estrela É Lua Nova".

Na base instrumental, o disco conta com nomes que já tinham trabalhado com Adnet em projetos anteriores. Músicos gabaritados como Teco Cardoso, Armando Marçal, Jurim Moreira, Jorge Helder, Philip Doyle e Marcos Nimrichter, entre outros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página