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Coleção apresenta o mundo da cerveja

Chega hoje às bancas o volume um, dedicado às bebidas do tipo lager; no próximo domingo, as ale ganham foco

Doze volumes cobrirão culturas cervejeiras diferentes e ensinarão técnicas de degustação e de harmonização

DE SÃO PAULO

Chega hoje às bancas e livrarias de todo o Brasil a Coleção Folha O Mundo da Cerveja. Os 12 volumes contemplam desde a descoberta da bebida até os mais modernos métodos de produção.

O primeiro livro é dedicado às cervejas lager. Com ele, os leitores poderão aprender mais sobre o grupo que abarca as cervejas mais vendidas no Brasil e no mundo: as de baixa fermentação.

No próximo domingo, dia 2 de dezembro, com a publicação do segundo volume, dedicado às ales, termina a apresentação dos dois grandes grupos em que se dividem praticamente todas as cervejas hoje fabricadas.

As ales -cuja coloração varia do dourado brilhante ao quase preto- foram o tipo mais popular de cerveja até o século 19, quando se popularizaram as máquinas de refrigeração necessárias à produção das lager.

As ales são pouco populares no Brasil, talvez porque tenham sabor mais amargo e por serem normalmente consumidas em temperaturas mais altas, às vezes até em temperatura ambiente.

No entanto, as ales são bastante populares na Bélgica e nas ilhas britânicas; nessas, são bebidas em pubs, pontos de encontro da população do Reino Unido e da Irlanda.

O volume dois apresenta os diversos subgrupos de cervejas ale, tais como as belgas (incluídas as de abadia e trapistas), as ale negras (porter e stouts, como a irlandesa Guinness), as pale ales e as cervejas de trigo.

CERVEJA PELO GLOBO

A partir daí, a coleção segue com cinco livros dedicados aos hábitos de consumo e aos estilos elaborados em diferentes países e regiões.

Serão contemplados os tradicionais países produtores europeus, como Alemanha, Bélgica, Holanda, Irlanda, Reino Unido e República Tcheca, bem como mercados mais jovens, como Brasil e América do Norte.

A coleção propõe-se a ser um guia para o universo da cerveja.

Por isso, tratará da degustação e da harmonização da bebida com comida. Também descreverá passo a passo receitas que usam o líquido como ingrediente culinário.

Um volume é todo dedicado à relação entre a bebida e festas populares: a cerveja como fator de identidade social.

Fechando a coleção, o último livro trata de grandes cervejarias, empresas muitas vezes centenárias que hoje distribuem seus rótulos globalmente.

Cada livro da nova coleção terá 64 páginas em papel especial de alta qualidade, ilustradas com fotos coloridas.

O quadro ao lado mostra como assinantes e leitores em geral podem comprar a nova Coleção Folha O Mundo da Cerveja.


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