Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Do baú de Gilberto Freyre

Duas obras póstumas de Gilberto Freyre, uma esgotada e outra inédita, chegam às livrarias neste fim de semana para coincidir com a Fliporto, festa literária em Olinda. "China Tropical", com artigos sobre a influência do Oriente na cultura luso-brasileira, é organizada por Edson Nery da Fonseca. "O Outro Brasil que Vem Aí" é um poema, com ilustrações de Dave Santana. Ambos saem pela Global, que prepara para 2012 a reedição de dois outros títulos esgotados faz tempo. Um é "Tempo de Aprendiz", com artigos publicados entre 1918 e 1926. Outro é "Talvez Poesia", com versos feitos na década de 1960. Trata-se de duas faces pouco conhecidas do ensaísta pernambucano, clássico do pensamento social brasileiro: seus textos de juventude e sua poesia.

O olhar sobre o etnógrafo

Sobre a obra etnográfica de Pierre Verger (1902-1996), francês radicado no Brasil, sai a edição brasileira de um livro portentoso: "Do Olhar Livre ao Conhecimento Iniciático", de Jérôme Souty, chega às livrarias pela Terceiro Nome no dia 20.

O livro é resultado da tese de Souty em antropologia social pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Ao estudar a vida e a obra de Verger, Souty se propõe a analisar a própria etnologia, seu valor e seus limites, para contribuir com o debate sobre como renovar os objetivos e métodos das ciências sociais.

Um tablet francês

O nome está em inglês, mas o tablet é da França, terra onde o livro digital convenceu a pouquíssimos leitores, ao menos por enquanto. Cybook Odyssey, com tela touchscreen, é da francesa Bookeen.

A vida de Courtney

Courtney Love, no Brasil para o show de sua banda Hole no festival SWU, prepara o que promete ser uma autobiografia polêmica. Escrita em parceria com o jornalista Anthony Bozza, a obra vai tratar da vida da viúva de Kurt Cobain e do cenário pop/rock. O título, ainda sem previsão de lançamento, terá edição brasileira da Intrínseca.

Na Alemanha Luiz Ruffato, representado pela agente literária alemã Anja Saile, vai ser publicado na Alemanha. "Eles Eram Muitos Cavalos" sai já em 2012 pela editora Assoziation A, que comprou os direitos para um segundo título, ainda não definido, que vai sair em 2013.

Na Croácia "Eles Eram Muitos Cavalos" vai sair também na Croácia, pela editora Meandar. Ruffato é publicado na Argentina (Eterna Cadencia), México (Elephas), França (Métailié), Itália (La Nuova Frontiera) e Portugal (Quetzal).

Na Irlanda Cristovão Tezza, com "O Filho Eterno", é o brasileiro que está na longlist do International Impac Literary Award, da Irlanda. Para quem não lembra: "O Filho Eterno", de 2007, venceu o Jabuti, o Prêmio São Paulo de Literatura e o Portugal Telecom.

O valor O prêmio irlandês não é tão conhecido como o Man Booker Prize ou o Goncourt, mas suas escolhas têm cada vez mais ressonância. O valor do prêmio também costuma animar os concorrentes: 100 mil euros (o Goncourt dá valor simbólico, de 10 euros).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.