Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-diretor da Bauhaus, alemão é tema de livro

Folha apresenta obra de Mies van der Rohe

DE SÃO PAULO

O arquiteto alemão Mies van der Rohe (1886-1969) é tema do 12º livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no dia 20 de novembro.

Mies foi vice presidente do Werkbund -fundação cultural alemã- e organizou a exposição do bairro Weissenhof, em Stuttgart, em 1925.

Em 1929, projetou o pavilhão alemão na exposição internacional de Barcelona -edifício notável pela articulação clara e simples de planos verticais e horizontais.

A casa Tugendhat, construída em 1930 em Brno, na República Tcheca, representa a transposição concreta dos conceitos arquitetônicos contidos no pavilhão de Barcelona para um programa de habitação unifamiliar.

No mesmo ano, assumiu o cargo de diretor da escola alemã de design, artes plásticas e arquitetura Bauhaus.

Construída em Illinois (EUA) no final da década de 40, a casa Farnsworth é um dos projetos residenciais mais radicais do arquiteto.

A residência tem dois planos horizontais (cobertura e pavimento) flutuantes, sustentados por pilares metálicos que deixam livres as fachadas envidraçadas, e um espaço interior fluído, estruturado por um núcleo central de zonas de serviço.

Outros destaques de sua obra são a nova Galeria Nacional e o arranha-céu na Friedrichstraße, em Berlim.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.