Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro repassa 100 anos de moda praia

Marcia Disitzer relaciona os hábitos dos frequentadores das areias cariocas à história político e social brasileira

Reunindo imagens e entrevistas, volume mostra personagens relembrando suas vidas à beira-mar

VIVIAN WHITEMAN COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As praias são as veias do Rio de Janeiro. Do trânsito que beira a orla ao boca a boca das notícias que movimentam a cidade, o fluxo da vida carioca segue pelo caminho do mar.

Foi esse circuito que a jornalista Marcia Disitzer percorreu, "viajando" através do tempo, para escrever "Um Mergulho no Rio: 100 Anos de Comportamento e Moda na Praia Carioca".

O livro, recém-lançado pela editora Casa da Palavra, é um documento precioso sobre o sistema que transformou a cidade num dos "points" mais charmosos e influentes do mundo.

Misturando um certo charme de almanaque a entrevistas bem selecionadas e imagens relevantes, o registro de Marcia começa em 1900 e chega até a primeira década dos anos 2000. É um trabalho de fôlego, ao mesmo tempo didático e charmoso.

A autora tem o cuidado de resgatar a evolução do traje de banho, mas não faz apenas isso. Tenta estabelecer uma relação entre os hábitos de praia e a história política e social brasileira.

Relata fatos e dá voz a personagens que viveram esses momentos, para depois mostrar como essas testemunhas oculares recontam os acontecimentos a partir da praia.

Entre proibições, luta de classes, bundinhas ao sol e muito mate, Marcia fala do Rio, a "Paris brasileira", onde todas as tendências parecem despontar primeiro, mas acaba revelando como o país vem construindo uma história tão vibrante e ousada quanto o primeiro biquíni fio dental.

É uma técnica simples e formidável, porque mostra a verdadeira natureza da moda: um sistema que não apenas espelha, mas que é parte integrante da própria estrutura da organização econômica mundial, aquela que organiza nossas vidas, do tamanho da calcinha do biquíni à liberdade política.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página