Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Biografia

Autora descamba para escrita pretensiosa e 'contundente'

MICHIKO KAKUTANI
DO “THE NEW YORK TIMES”

Ele foi um astro do cinema mudo e uma estrela da TV, com cerca de 40 milhões de fãs e muitos contratos de merchandising. "Rin Tin Tin" talvez tenha sido a franquia canina mais famosa do mundo.

Em um livro embevecido e algo exagerado, Susan Orlean tece um relato detalhado da vida e dos tempos de "Rinty", além de tentar desconstruir sua popularidade.

A história do Rin Tin Tin original e de seu amoroso dono possui o apelo simples de uma balada folclórica ou história infantil. Mas esse volume não tem o suspense de um "Seabiscuit" (2001) -uma das grandes biografias de animais dos últimos anos.

O pior é que, quando Orlean procura explicar a mitologia que cerca Rinty, descamba para uma escrita pretensiosa e "contundente".

A que se devia a atração de Rinty? A autora o descreve, com eloquência, como moreno, "de focinho esbelto, com patas inesperadamente delicadas e expressão solene e resignada de existencialista".

Com esse livro sincero, a despeito de seus excessos bombásticos pontuais, Orlean se esforçou para inflar o mito de Rinty. Ela o converteu em lenda.

RIN TIN TIN: THE LIFE AND THE LEGEND

AUTOR Susan Orlean

EDITORA Simon & Schuster

QUANTO US$ 15 (no site da Amazon; 324 págs.)

Tradução de CLARA ALLAIN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.