Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Folhateen

Professora profissional

Jane Lynch, a Sue Sylvester de "Glee", fala sobre as maldades da personagem da série musical da TV

ALBERTO PEREIRA JR. DE SÃO PAULO

Há quatro anos, não existe uma professora mais temida e engraçada nas escolas americanas.

Verborrágica, egocêntrica e sob um indefectível uniforme esportivo, Sue Sylvester é o veio politicamente incorreto da série musical "Glee".

"Agora tenho um lugar saudável para expressar minha agressividade. Atualmente, sou uma pessoa muito mais legal", afirma à Folha Jane Lynch, 52, que dá vida à personagem.

No papel da destemperada treinadora das líderes de torcida do programa, a atriz já armou diversos estratagemas para destruir o coral que protagoniza a atração.

"Coach" Sue também não mede esforços para azucrinar seu colega, o professor boa-praça Will Schuester (o ator Matthew Morrison).

"Ela pode ser tanto sua pior inimiga quanto sua defensora mais dedicada", define a intérprete, que tem no currículo participações em séries de comédia como "Two and a Half Men" e "iCarly".

Pelo seu trabalho em "Glee", criação de Ryan Murphy ("Nip/Tuck" e "Popular"), Jane Lynch foi laureada com um Emmy, em 2010, e um Globo de Ouro, em 2011, entre outros prêmios.

Visto majoritariamente por adolescentes, o programa -que, além de música, debate questões como o bullying nas escolas- transformou ainda a intérprete da vilã, capaz de gestos altruístas, em um modelo a ser seguido.

"A adolescência foi um tempo da minha vida em que eu teria me beneficiado muito de ter um adulto em que me espelhar. Levo bastante a sério a maneira como os jovens, principalmente os gays, olham para a minha vida e tento vivê-la como um exemplo", conta a atriz.

Homossexual assumida, ela é casada com a psicóloga Lara Embry desde 2010.

Entre um esquema contra os membros do coral New Directions e uma nova rotina de treinos para as "cheerleaders", Sue também mostra talento para o canto.

Ao longo das temporadas, a personagem foi se aproximando dos alunos do coral New Directions e amoleceu seu desprezo pela cantoria.

"Não acho que Sue mudará completamente seu comportamento, mas ela permitiu que os alunos vissem um lado seu mais doce. E esse é um caminho sem volta."

Na galeria de suas performances, uma das melhores é a versão de "Vogue", da cantora pop Madonna.

Nesta quarta temporada, a vida da treinadora deu uma reviravolta com a chegada de seu primeiro filho. "Ela tem o seu amado filho e seu coração está mais aberto."

Após uma pausa de fim de ano, "Glee" reestreia com episódios inéditos no dia 24 de janeiro nos EUA.

No Brasil, os fãs deverão esperar um pouco mais para assistir aos capítulos inéditos da atração, que a Fox retomará apenas em abril.

"Eu nunca estive no Brasil, mas pela minha conta no Twitter eu sei que nós temos muitos fãs aí. Eu sei que é um país ótimo e com belas pessoas", completa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página