Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Garota superpoderosa

Lena Dunham é a mente por trás de 'Girls', a aclamada comédia que chega à 2ª temporada

Carlo Allegri/Reuters
Lena Dunham na premiação de mulher do ano da revista “Glamour”, em Nova York
Lena Dunham na premiação de mulher do ano da revista “Glamour”, em Nova York
TETÉ RIBEIRO ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Lena Dunham, 26, é uma ótima atriz.

Diferentemente do que faz parecer a série "Girls", que estreia sua segunda temporada no Brasil na semana que vem e concorre hoje a noite ao Globo de Ouro, na vida real a intérprete de Hannah Horvath -a aspirante a escritora gordinha, atrapalhada e de caráter duvidoso- é bonitinha, bem vestida, bem humorada e inteligente.

E não é nada gorda.

Seu corpo -que, nos dois primeiros episódios, aparece em close de frente e de costas, em cenas de sexo e em outras andando pela casa de calcinha fio dental- virou objeto de análises profundas por estar fora dos padrões de magreza de Hollywood. Também não chega perto dos padrões de gordura de qualquer outro canto dos EUA.

"Girls" estreou no canal pago HBO no meio de 2012 e foi sucesso imediato por mostrar como vive a geração nova-iorquina de 20 e poucos, sem muitos retoques nem glamour. Lena, criadora, produtora e protagonista da série, volta ao ar em tempo recorde no domingo que vem.

Seu talento como escritora também tem rendido glórias -e uma fortuna.

Além das colaborações que tem feito para a revista "New Yorker", Lena fechou um contrato de US$ 3,6 milhões (cerca de R$ 7,9 milhões) com a editora Random House antes de começar a escrever o seu primeiro livro.

"Não vai ser uma biografia de uma celebridade de 26 anos", ri, "mas terá observações sobre o mundo, ideias e ensaios. Minha ambição é que esteja no mesmo universo dos textos do (escritor americano) David Sedaris."

O projeto do livro vazou em um site de celebridades americano, que foi processado por ela. A notícia continuou no ar, mas a íntegra do projeto não, apenas algumas frases.

Uma delas repercutiu bem mais do que a cifra milionária: "I'm a girl with the begginings of a FUPA" (sigla para "fat upper pussy area", em tradução bem livre, "xoxota gorda").

Lena falou à Folha depois da apresentação dos dois primeiros episódios da nova temporada.

"Hannah esta numa fase boa, mas continua naquele momento 'not a girl, not yet a woman'", (ou 'não uma garota, mas ainda não uma mulher'), conta, lembrando um sucesso de Britney Spears.

Ela defende a citação com um desafio: "Você não vai encontrar um hipster que não seja secretamente louco por ela e pela Beyoncé", afirma.

A segunda temporada de "Girls" estreia na HBO após uma campanha publicitária que compete, outdoor a outdoor, com os filmes indicados ao Oscar.

É uma grande aposta do canal pago, e, a julgar pelo número de entrevistas, perfis e críticas em revistas e jornais americanos, é a esperança do mundo adulto de entender o que se passa na cabeça de quem ainda não fez 30 anos.

"Nós somos a primeira geração globalizada e 'internetizada'", resume Lena, presença constante na rede social de fotos Instagram.

FALTA DE PRIVACIDADE

"Crescemos com as mídias sociais, convivemos em paz com a falta de privacidade", explica ela.

"Minha turma se formou na faculdade no meio da crise econômica e completou o curso à base de Ritalina [remédio para déficit de atenção]."

A autora ainda tenta negar, sem sucesso, a frase pela qual ficou famosa no primeiro episódio da série: "Eu posso ser a voz da minha geração".

"Hannah disse isso drogada. Desmaiou em seguida, na frente dos pais", diz Lena, sabendo que, desse slogan, não vai se livrar no grito.

"Principalmente porque é verdade, e isso fica cada vez mais claro para mim e para o Judd", diz a roteirista Jenni Konner, citando o diretor Judd Apatow, produtor-executivo de "Girls".

É quase certo que a série seja renovada pelo menos por outras duas ou três temporadas. "É isso que parece estar no horizonte, mas eu poderia fazer 'Girls' pelo resto da vida", conta Zosia (pronuncia-se "Zacha") Mamet, 24, filha do dramaturgo David Mamet e intérprete da neurótica Shoshana.

Ou não. "Já sei como morrem as quatro personagens principais", revela Lena. "Assim, se a série nunca for cancelada, já sei para onde tenho de ir com essas meninas."

E, pelo jeito, não adianta prestar atenção na vida da criadora para tentar adivinhar o destino de sua personagem.

NA TV

Girls

Estreia da 2ª temporada

QUANDO dia 20, às 22h, na HBO

CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página