Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Relançamentos históricos marcam 50 anos da Mônica
Principal personagem do quadrinista Mauricio de Sousa ganhará uma versão adulta a partir de 2017
No dia 3 de março de 1963, um cartunista de 27 anos, ainda desconhecido pelo público, lançava à sorte em uma tirinha da "Ilustrada" sua primeira personagem feminina: a dentuça Mônica.
Cinquenta anos depois, a aposta se transformou em sucesso, ofuscou outras criações do desenhista e consolidou o agora famoso Mauricio de Sousa como um dos maiores nomes dos quadrinhos.
Os números impressionam. Segundo a Mauricio de Sousa Produções, mais de um bilhão de revistinhas foram vendidas em todo o mundo desde 1970, quando o primeiro gibi da Mônica foi publicado. A Turma Jovem, voltada ao público adolescente, atinge picos de 600 mil cópias por edição -nos EUA, por exemplo, gibis como "Homem Aranha" dificilmente alcançam a marca de 200 mil.
Como um pai orgulhoso pelo sucesso da filha, Mauricio investiu R$ 5 milhões para que sua dentuça não saia dos holofotes durante o cinquentenário.
Estão confirmadas peças de teatro, um novo site e relançamentos de gibis históricos. A personagem também vai ganhar uma exposição sobre sua trajetória. Uma segunda mostra, sobre o coelho Sansão, pode ser visitada no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, em São Paulo).
Atualmente, o cartunista já licencia a Turma da Mônica para mais de cem empresas. Esse número também deverá aumentar. Uma rede de fast food será o "restaurante oficial" do aniversário. E uma doceria inventou um bolo baseado na personagem para a festa.
A pedido da Folha, o escritor Fabrício Carpinejar escreveu um texto sobre Mônica, imaginando-a uma cinquentona.
Se a garotinha realmente será assim no futuro, só a Turma da Mônica Adulta irá revelar. Com roteiros de Walcyr Carrasco, a mais nova revista de Mauricio de Sousa chegará às bancas em 2017, com o título de aposta do cartunista para os próximos 50 anos.