Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vida agitada de Beethoven é tema de Coleção Folha

Alemão é tema do quinto volume, que chega às bancas no dia 10/3

Fragmentos da "Nona Sinfonia" e de "Para Elisa" estão no livro-CD e embalam brincadeiras dos leitores e ouvintes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Beethoven estreou a Nona Sinfonia, que alguns consideram o ápice de sua carreira, em 1824, aos 53 anos. A cantora de música eletrônica Grimes incluiu a faixa "Symphonia IX" em seu segundo álbum, um dos melhores de 2012 em várias listas, lançado quando ela tinha 23 anos.

Referências da cultura pop ao compositor alemão não são raras. Também os irmãos Dó e Mi, personagens da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, encantaram-se com a obra de Ludwig van Beethoven.

A viagem está no volume cinco da Coleção, que chega às bancas e livrarias no próximo domingo, dia 10.

A jornada começa pela infância do compositor, em que as crianças acompanham as longas horas de estudo de piano e violino exigidas pelo pai, também músico.

Num estalar de dedos, os irmãos já estão em Viena, acompanhando a mudança de Beethoven para a cidade, aos 21 anos de idade.

Na capital austríaca, as crianças divertem-se com a "animada" vida amorosa do alemão. Giuletta, Bettina, Therese, Amalie ou Elisa? Quem ele estava namorando?

A confusão era tanta que "Para Elisa", famosa composição do músico -que tem fragmento incluído no CD-, onipresente em desenhos animados, toques de celular e caminhões de gás, seria dedicada, na verdade, a Therese.

Num mundo de multiplicidade de sons -foram tantas as peças que o número certo não é conhecido-, Beethoven acabou surdo, e seu comportamento a partir daí levantou suspeita quanto à sua sanidade.

"I love to listen to Beethoven!", cantavam os Eurythmics seu amor pelo som do compositor nos anos 1980. Dó e Mi fariam coro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página