Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrissima

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diário de Los Angeles

O MAPA DA CULTURA

O jardineiro rebelde

Hortas na Califórnia podem ser subversivas

FERNANDA EZABELLA

O americano Ron Finley cansou de dirigir por 40 minutos para conseguir comprar uma maçã sem pesticida. Também cansou de ver a quantidade de lanchonetes fast-food e de gente obesa circulando por seu bairro, South Los Angeles.

Decidiu, então, plantar uma horta comunitária bem na frente de sua casa, num pedaço de terra mal-cuidado na calçada. A prefeitura reclamou, Finley batalhou pelo espaço e a horta virou um movimento. Hoje, já são 20 espalhadas pela região.

"Jardinagem é a coisa mais terapêutica e provocadora que se pode fazer na cidade. E ainda dá morangos de brinde", disse Finley no TED, evento que acontece anualmente em Long Beach, reunindo por uma semana palestras de designers, educadores e gente do Vale do Silício.

Segundo Finley, o índice de obesidade em South Los Angeles é cinco vezes maior que no abastado bairro de Beverly Hills, a apenas 15 quilômetros de distância. L.A. também lidera as cidades dos EUA com mais lotes abandonados, um total de 6.500 hectares de terra ou 20 vezes o Central Park de Nova York. "Ou 720 milhões de pés de tomate", brinca Finley, cofundador do grupo LA Green Grounds, que planta hortas no bairro gratuitamente.

"Sou artista, jardinagem é meu grafite. Você precisa ver o que acontece se deixar o solo ser sua tela em branco", disse Finley, que é designer de roupas e coleciona obras de artistas negros. "Você precisa ver o que isso faz com as crianças. Se uma criança plantar couve, ela vai comer couve."

Veja a palestra de Ron Finley no TED em bit.ly/ronfinley (vídeo em inglês).

Fanáticos por livros

A moda dos restaurantes "food trucks" deu origem a vários outros "trucks", como lojas de roupas ou discos sobre rodas, instaladas em simpáticos caminhões. A mais interessante de todas é a The Library Store on Wheels, uma loja móvel cujas vendas beneficiam as dezenas de bibliotecas de Los Angeles.

Mas não são os livros que se vende ali, e sim os produtos para fanáticos por livros que chamam a atenção. Em destaque estão a caneca amarela com a frase "Reading is Sexy" (ler é sexy) e os pôsteres de Edgar Allan Poe e Truman Capote. Outros favoritos são capas de iPad e camisetas com a capa de clássicos de Jane Austen e Anthony Burgess.

Há também os melhores suvenires turísticos de L.A., como bolsas de pano ou copos de vidro mostrando os principais bairros da cidade, braceletes feitos por comunidades locais e guias de restaurantes e parques.

A Library Store está on-line (lfla.org/store) e, durante o mês de abril, sua versão móvel passará por quatro pontos da cidade: no dia 4, na biblioteca de Atwater Village; no dia 13, no Centro de Convenções; no dia 18, em frente à loja de música Amoeba; e nos dias 20 e 21, no festival de livros do jornal "LA Times".

Desenhos de Sendak

A primeira grande exposição do ilustrador Maurice Sendak desde sua morte, em maio do ano passado, aos 83 anos, acontece no Bowers Museum, em Santa Ana, a 50 quilômetros de Los Angeles.

O nome da mostra, "Maurice Sendak: 50 Years, 50 Works, 50 Reasons", faz referência ao meio século de sua obra mais conhecida, o livro infantil "Onde Vivem os Monstros" (Cosac Naify, esgotado). Há trabalhos do começo de carreira e outras curiosidades, como um autorretrato no qual Sendak olha para o espelho e vê Mickey Mouse, um de seus personagens favoritos.

Também estão na mostra ilustrações de cenas de "Macbeth", de Shakespeare, feitas aos 16 anos para sua professora de inglês, e o primeiro livro que ilustrou, "Atomics for the Millions", um texto científico tirado das aulas de física.

Depois de Santa Ana, a exposição vai para o Walt Disney Family Museum, em São Francisco.

Festival Cine Noir

O cinema que recebeu a primeira pré-estreia de Hollywood, em 1922, ainda existe e hoje abriga a American Cinematheque, que em 1998 reformou o espaço por US$ 12 milhões. O Egyptian Theatre, com decoração egípcia, fica a poucas quadras de outro cinema famoso, o Chinese Theater, ambos na Calçada da Fama.

Em 7 de abril, aniversário de Charlie Chaplin (1889-1977), será exibida a cinebiografia "Chaplin" (1992), de Richard Attenborough, com a presença de um historiador para falar sobre os bastidores do filme. Entre 5 e 21 de abril, acontece a 15ª edição do Festival de Filme Noir, com cópias restauradas em 35mm de "Justiça Injusta"(1950), "High Tide" e "Repeat Performance", ambos de 1947.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página