Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrissima

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Diário de Buenos Aires

O mapa da cultura

Cria de Elvis, pai de Magal

Mostra revê carreira de Sandro, o hitmaker

LÍGIA MESQUITA

Quem já cantarolou os versos "Tenho!/ Um mundo de sensações/ Um mundo de vibrações/ Que posso te oferecer", sucesso na voz de Sidney Magal, talvez não saiba que a canção é argentina.

O autor de "Tengo" é Sandro, versão "hermana" de Magal e Roberto Carlos. O cantor, que vendeu 22 milhões de discos, foi um dos artistas mais famosos da Argentina.

Sandro, nome artístico de Roberto Sánchez, morreu em 2010, aos 64 anos. Para comemorar seus 50 anos de carreira, que seriam completados neste mês, o Centro Cultural Borges inaugurou a exposição "Yo, Sandro - Un Mundo de Sensaciones", em cartaz até 6/10.

A mostra faz uma vasta retrospectiva da vida do músico, também conhecido como Sandro de América, Cigano e Elvis argentino. Estão lá fotos de sua infância, seus instrumentos, as letras que compôs, as capas de 36 discos, os cartazes dos 12 filmes que estrelou, imagens dos programas de TV que apresentou e de seu show no Madison Square Garden, em Nova York, em 1970 --ele foi o primeiro latino-americano a cantar ali.

Ao som de seus hits, percorre-se uma sala escura com os figurinos de seus shows, cheios de brilhos, franjas e seda vermelha. O público canta junto muitas das músicas românticas classificadas de "brega" e as várias versões para sucessos dos Beatles e de Elvis Presley.

As homenagens a Sandro não param aí. Em 2014, sua biografia chegará aos cinemas pelas mãos do diretor Miguel Mato.

RABUGENTOS

Juan José Campanella, diretor de "O Segredo de Seus Olhos", Oscar de filme estrangeiro em 2010, estreou na direção teatral. Em "Parque Lezama", ele aborda com humor e delicadeza um tema atual: o mundo em que não cabe a velhice.

Na peça em cartaz no teatro Liceo, os atores Eduardo Blanco e Luiz Brandono interpretam o zelador de um prédio e um ex-militante comunista, ambos com mais de 70 anos, que se encontram todos os dias em um parque e ficam amigos. Um vive o drama de estar prestes a perder o emprego de 40 anos por já não ser "útil" no edifício onde os moradores preferem fazer um jardim de inverno e uma área gourmet. O outro se mantém vivo inventando diversas histórias para o colega de banco de praça.

Campanella assina a adaptação da obra original do americano Herb Gardner, "I'm Not Rappaport" (Eu Não sou Rappaport). A peça virou filme em 1996, com Walther Matthau e Ossie Davis. No Brasil, ganhou o nome de "Rabugentos & Mentirosos".

TOTÓ

E Campanella também estreou em outra área: a direção de filmes de animação. Há menos de dois meses em cartaz, seu longa "Metegol" já fez quase 2 milhões de espectadores na Argentina.

Metegol é o nome em espanhol do futebol de mesa conhecido no Brasil como totó ou pebolim.

Na produção argentina, o jovem Amadeu, craque no brinquedo, tem que ajudar a salvar sua cidade dos planos de um famoso jogador de futebol, ex-morador do local, que pretende construir ali um parque temático"¦em sua própria homenagem! Tudo isso porque na infância ele havia perdido uma partida de totó para Amadeu.

No conflito, os jogadores de brinquedo ganham vida e acompanham o protagonista em um de seus maiores desafios: participar de uma partida de futebol real.

O filme estreia no Brasil no fim de novembro com o nome "Um Time Show de Bola".

ALMOÇO COM AS ESTRELAS

Um dos programas de maior sucesso da TV argentina voltou ao ar no início de agosto depois de dois anos de recesso. No dominical "Almorzando con Mirtha", Mirtha Legrand, 86, recebe quatro personalidades de diversas áreas para um bate-papo à mesa de almoço.

A loira, espécie de Hebe local, comanda o programa desde 1968. O curioso é que, na atração, ninguém come. Afinal, quem quer aparecer mastigando em rede nacional? Se Diego Peretti, o terapeuta da versão argentina de "Sessão de Terapia", com seu perfil proeminente, estivesse levando o garfo à boca, talvez tivesse engasgado quando Mirtha perguntou: "Já sugeriram que você operasse o nariz?".

E antes de se despedir, pausa para o "merchan" de umas pílulas para digestão. "Aqui, ninguém vai precisar", avisou aos comensais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página