Índice geral Ilustrissima
Ilustrissima
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Imaginação

Sete microdramas e uma entrevista

MAURÍCIO PARONI DE CASTRO

Dedicados a Sérgio Sant'Anna.

A LINHA DO PROSCÊNIO

No final da apresentação de abertura do Festival Internacional de Microdramaturgia, a cortina desceu depois de dois minutos. Um ator ficou "preso" no proscênio.
Silêncio.
Sem saber o que fazer diante do vexame, disse o que lhe veio à cabeça.
-Fim da tortura.
Gargalhada seguida de aplauso. Encabulado, o ator se escondeu atrás da cortina fechada. Todos os outros perguntavam o que havia dito para receber o aplauso.

Pausa.
-Disse a verdade onde se mente.
Pausa.
-Atrás da cortina há sempre um ator. Mesmo sendo o público.
Silêncio.

AMOR FONÉTICO

O marido a cercava de sussurros e presentes. Brincava horas e horas com os filhos. Quebrava o tédio ao embarcar para qualquer cidade europeia em que havia uma loja Ikea. Perambulava, obsessiva, pelas mercadorias expostas batizadas com aqueles nomes: bicicleta Leif; panela Lisbet; cortina Gunnhild; abajur Jørgen; sofá Magnus; cama Svenson; travesseiro Bjørn. Grisalha, atraente, fazia-se acompanhar -e oferecer- iguarias suecas do restaurante da loja.
Encenava, com compulsividade ritual, a lacrimosa confissão de ter destruído a reputação do marido: cometera um crime de falsidade ideológica para salvá-lo da ruína econômica. Era uma Nora de Moema que curava ressaca emocional na caça de afinidades eletivas. A armadilha era pedir ao acompanhante a pronúncia de seu nome. Uma vez identificado um suposto anel escandinavo -å- na sua grafia, estava eleito o amante ocasional.
-Einar.
Pausa.
-Leif.
Pausa.
Håvard.
-Would you be so kind to spell it for me?
Pausa.
-H-å-v-a-r-d
Silêncio.

A BALADA DE ELECTRA

O sessentão se divertia numa casa de swing. No labirinto, penetrava misteriosas fendas de parede com as mãos. Suava. Tocava corpos desconhecidos do lado oposto. Eletrizado, ouviu suspiros mais consistentes.
Pausa.
Voz familiar.
Pausa.
Buscou coragem para olhar atrás da treliça. Viu a sua filha.
Silêncio.

VÍTIMAS DE GUERRA

A maître de balé trabalhava no programa de dança para deficientes físicos da União Europeia. Bélgica, Théâtre Royal de la Monnaie. Entusiasmada, era severa com a delicadeza dos braços. Acreditava atenuar o sofrimento moral das bailarinas mutiladas no bombardeio de um teatro, ocorrido alguns anos antes na ex-Iugoslávia.
-Mais sutileza! Vamos!
Pausa.
-É um adágio! Sintam a música! Você, no fundo Dobrar a mão, jamais! Não vejo a tua mão!
Silêncio.

CASANOVA NEGRO

Entretinha turistas perto da antiga prisão de Praga. Encapuçado, brandia um manchil de açougueiro com o corte cego. Explorava a sensação do jazer indefeso com a cabeça no tronco diante daquela figura, atenuada pelo fato de que o rapaz era negro e não usava luvas. Na Praga do século 17 não havia carrascos negros. A garoa rala banhava a cidade. Uma russa se apaixonou pela cena. Convidou o carrasco para beber cerveja.
Pausa.
Tropeçavam risonhos pelo calçamento. Apoiaram-se a um muro. Houve sexo intenso e fugaz perto das lápides amontoadas do cemitério judaico.
Silêncio.

O MESTRE

Tadeusz Kantor estava muito aborrecido. Nada funcionava naquela criação. Aos berros, expulsou da sala de ensaio todos os presentes. Queria solidão.
Pausa.
O esqueleto de cena não se mexia. Insultou-o longamente.
Pausa.
Diante da insolência, agrediu-o até que se reduzisse a um monte de ossos.
Silêncio.

TESTE PARA ATORES

Na agência funerária do hospital geriátrico de Milão, corretor e coveiro napolitanos acompanhavam dois homens na escolha do ataúde. Um deles sacou o celular.
-Quanto você mede?
Pausa.
O coveiro gelou. Na certa eram dois assassinos mafiosos. Ao final da escolha, percebeu que eram cenógrafos.
-Trabalham no cinema?
Pausa.
-Minha filha estuda teatro.
Pausa.
-Ela é linda.
Pausa.
-Comédia?
Pausa.
-O senhor já tem quem faz o papel do defunto, mas eu sei cantar. Um defunto que canta. Não é engraçado?
Silêncio.

ENTREVISTA

-Mr. Pinter, poderia elucidar de uma vez por todas a maior questão de sua obra: o que diferencia a pausa do silêncio?
Pausa.
-Nada. Deve-se contar até três quando for pausa. No silêncio, conte até cinco.
Silêncio.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.