Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Primeiros passos

Montar um quarto infantil em apartamentos cada vez menores requer o uso de truques e disposição para enfrentar a 'monotonia branca'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Difícil ter ideia da trabalheira que é montar um quarto infantil até estar diante dessa tarefa. Além de enfrentar a monotonia branca do mobiliário para crianças, é preciso fazer caber o kit básico --cama, cômoda, armário, brinquedos-- em espaços cada vez mais diminutos.

Mais tarde, a conversão do berço em cama, rito de passagem, costuma vir acompanhada de um fenômeno típico: a bagunça.

Para essa necessidade específica, fabricantes e profissionais do segmento infantil têm oferecido soluções que prometem poupar espaço e colocar ordem no caos --alternativas aos tradicionais berço e cômoda brancos, no entanto, ainda são escassas.

Gavetões, nichos, fundos falsos e mezaninos são alguns dos truques recomendados para quem dispõe de pouco espaço. Nesse caso, a designer Vanessa Guimarães, dona de uma loja que leva seu nome, sugere "usar as paredes". "Livros, DVDs e certos brinquedos podem ser acomodados em prateleiras, módulos ou em ganchos."

Mãe de Laura, oito meses, e Matheus, 3, a administradora Livia Penna dos Santos Castro Monteiro, 32, usou a parede para organizar.

Para o quarto da filha, ela recorreu a uma arquiteta com um pedido: um espaço de fácil acesso para as bonecas. O resultado foi um baú embutido na estante.

Caixas também são aliadas de quartos apertados. "As de papelão ou madeira podem ser revestidas com tecidos ou pintadas", diz Guimarães.

Mezaninos, que criam um "segundo ambiente" no mesmo cômodo, são outro recurso. "Com um tecido por cima, viram uma cabana. Mas exigem cuidados", diz a designer. A seguir, veja exemplos de quartos que reúnem essas ideias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página