Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Aplicativos para celular e leitores de cor ajudam na escolha

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aplicativos para celular, leitores de cor e loja-conceito são algumas ferramentas que as empresas disponibilizam para ajudar o cliente a escolher o tom mais adequado e até mesmo criar um.

A Sherwin-Williams oferece o aplicativo Color Snap, no qual é possível capturar a cor de qualquer objeto e encontrar a mesma ou equivalente na paleta de cores da marca.

Já o da Suvinil, chamado calculadora, mensura o quanto de tinta será necessário para pintar a parede, com base na metragem.

A Coral desenvolveu um simulador de ambientes para que o cliente possa ver no computador, ao inserir fotos do local, como a cor vai ficar na parede da casa.

Para divulgar e vender suas tintas, a Lukscolor criou uma loja-conceito em Moema, na zona sul da capital paulista. No local também é possível fazer cursos gratuitos, que vão desde como preparar uma parede até técnicas mais complexas de pintura.

Na opinião da designer de interiores Adriana Fontana, 35, a tecnologia mudou a forma de escolha e abriu um leque de possibilidades.

A grande quantidade de opções, no entanto, pode induzir o consumidor ao erro ou à mesmice. "É tanta cor que tem gente que acaba caindo nos tradicionais bege e gelo. Do outro lado, existem pessoas que acham que, só porque todas essas cores existem, elas devem ser usadas de uma vez. Excesso de cor é tão ruim quanto a falta dela."

No apartamento da designer, a cor azul na parede da sala ganha destaque com a poltrona no mesmo tom.

"Mandei estofar a poltrona por causa da parede. Tenho pufes em um tom de azul mais pálido e um sofá cru."

A cor escolhida pela profissional está em um catálogo, mas dá para criar mais de 5.000 cores nas máquinas de misturar que ficam nas lojas, além de levar um objeto ou tecido de qualquer cor para fazer a leitura e desenvolver a tinta da mesma tonalidade.

À MODA ANTIGA

Os consumidores menos ligados em tecnologia também têm formas de escolher a cor com mais segurança.

Na loja, é recomendável optar pelo catálogo mais novo. Com o tempo, eles desbotam e não traduzem mais a realidade da cor.

Outra dica é isolar o tom na paleta com uma pequena moldura feita de cartolina cinza médio para dar maior veracidade à cor que está sendo comprada.

Para quem ainda tiver dúvidas, as marcas vendem amostras para que o cliente possa testar direto na parede.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página