Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciberarquiteto

Terceira Revolução Industrial

Com preços cada vez mais acessíveis, as impressoras 3D vão ajudar a redefinir a lógica da indústria atual

A Primeira Revolução Industrial aconteceu no Reino Unido no final do século 18 com a mecanização da indústria têxtil. Nas décadas seguintes, em vez de construir coisas apenas com as mãos, espalhou-se pelo mundo o uso de máquinas.

A Segunda Revolução Industrial começou nos Estados Unidos no início do século 20 com a linha de produção em série, na chamada Era da Produção em Massa.

Vivemos agora uma nova revolução na indústria, amparada pela cultura e tecnologias digitais, que tem como um de seus importantes catalisadores as impressoras 3D. E, acredite, você ainda vai ter uma. Com preços cada vez mais acessíveis, uma máquina dessas é capaz de imprimir objetos tridimensionais. A técnica mais comum é a que deposita e cola, layer a layer, grãos minúsculos de algum material, como plástico, cerâmica, vidro ou metal.

Assim, é possível criar um objeto no computador, como uma cadeira ou um vaso, e enviar esse arquivo para uma impressora 3D, localizada em qualquer lugar do mundo, exatamente como fazemos para imprimir um documento em papel.

Essa revolução vai redefinir a lógica da indústria atual, como produção e distribuição de produtos em escala global. Será possível adquirir arquivos digitais de produtos diversos e imprimi-los na sua casa mesmo, evitando transporte intercontinental, taxações exorbitantes e pontos de venda.

Os setores de construção, arquitetura e design estarão entre os mais afetados, permitindo a confecção de formas e sistemas inimagináveis até pouco tempo.

Hoje é possível registrar uma peça de design em "copyleft" --um registro que, ao contrário do copyright, possibilita a reprodução e a distribuição--, e, assim como aconteceu com a indústria da música e de filmes, poderemos em breve copiar e remixar com facilidade edifícios, móveis e objetos, abrindo um debate acalorado sobre questões autorais.

São fascinantes as inúmeras possibilidades criativas trazidas com essa revolução, como novas maneiras de design colaborativo. Cabe aos arquitetos e designers de hoje explorar esse novo mundo, para criar a cidade, os espaços e os objetos que queremos para amanhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página