Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Escolha deve focar tamanho do ambiente

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para encontrar a lareira ideal, é necessário levar em conta o tamanho do ambiente que se deseja aquecer.

As elétricas são práticas, mas há limitações. "Não importa o tamanho, ela só aquece ambientes até 25 m². A tecnologia é a mesma para todos os aparelhos", afirma o gerente da Casa das Lareiras, Douglas Marque de Almeida.

Já os modelos a álcool, a gás e a lenha têm dimensões variadas para atender às necessidades de aquecimento de cada espaço.

Depois da escolha do modelo é a hora de definir o acabamento. É nesse momento que o consumidor pode se deparar com preços altos.

"Tem que ter um lugar para acomodar o aparelho. O acabamento desse espaço impacta diretamente no valor", explica o diretor comercial da SC Lareiras, Orlando Godoy.

Os acabamentos mais nobres, como mármore e granito, encarecem o projeto. Já o aço inox pode ser uma alternativa mais em conta.

Existem ainda modelos com controle remoto, como é o caso da a gás, mas optar pela mordomia requer um desembolso de R$ 1.300 a mais.

Em relação à manutenção das lareiras, as a gás usam 1 kg a cada quatro horas. Modelos a álcool usam um litro a cada duas horas, que custa, em média, R$ 5 o álcool e R$ 7 o fluido de cereais.

Os modelos elétricos gastam, aproximadamente, R$ 0,80 em energia por hora. Na lareira a lenha são usados eucalipto ou pinho --o saco com 15 kg custa cerca de R$ 30.

SEGURANÇA

Há modelos de lareiras que oferecem métodos de segurança, como monitoramento do nível de oxigênio do ambiente e corte automático de gás quando o aparelho constata que a chama se apagou.

Mesmo contando com a tecnologia, o melhor é tomar medidas simples para reforçar a segurança.

Entre as iniciativas está manter a casa arejada, deixar a lareira longe de cortinas, crianças e produtos inflamáveis e seguir à risca o manual de instrução.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página