Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vistoria é o momento de indicar falhas à construtora

Empresa precisa resolver problemas antes da entrega das chaves

Cliente deve documentar defeitos e resistir a tomar posse do imóvel; visita pode ocorrer várias vezes

DANIEL VASQUES DE SÃO PAULO

Ao fazer a vistoria do imóvel, é fácil se deixar levar pela emoção. É a etapa que antecede a "cerimônia de entrega das chaves", de uma negociação que começou na planta e, por muito tempo, existiu apenas no papel.

Só que é preciso manter a calma, ficar muito atento e não esquecer que a função da vistoria é checar se o imóvel apresenta problemas.

Caso existam, o futuro morador deverá solicitar os reparos à construtora, que precisará chamá-lo para uma ou mais vistorias, até os defeitos serem corrigidos.

A analista de contas, Maria Luiza Gonçalves, 53, conta que há cerca de um mês fez a vistoria do apartamento que comprou em Diadema (Grande São Paulo). Segundo ela, havia problemas no botão de uma descarga, na pintura de paredes e no trinco da porta.

Além disso, no dia da visita, faltava água no edifício, o que a impediu de testar o escoamento dos ralos e checar vazamentos. Agora, aguarda uma nova vistoria no dia 21.

De acordo com a GMK, incorporadora responsável pela obra, a inspeção a que Gonçalves se refere foi apenas uma "pré-vistoria", com o objetivo de antecipar a identificação de problemas.

Para se preparar para a vistoria do imóvel que comprou, construído pela Brookfield, a engenheira química Carolina Grieco pesquisou na internet sobre o assunto, assistiu a vídeos e, com seu noivo, os pais e um marceneiro, partiu para a operação.

O resultado foi que a visita, prevista para durar até uma hora, levou quatro. Entre os problemas, um azulejo trincado, uma janela que não fechava, um interruptor com defeito e a varanda mal pintada. Grieco diz estar satisfeita com o desfecho, já que tudo foi resolvido na hora.

"Estava com a emoção aflorada. Por isso, foi importante levar mais pessoas, para manter o foco", diz.

Segundo Fabio Diogo, diretor da incorporadora, uma auditoria técnica independente é contratada para vistoriar as unidades, mas "podem acontecer casos em que não conformidades sejam percebidas somente na vistoria final, com a presença do proprietário".

NO PAPEL

O advogado de direito imobiliário Marcelo Tapai diz que, se o imóvel apresentar problema, o cliente deverá solicitar que ele seja anotado no termo de vistoria, refutando promessa verbal da empresa.

Outras recomendações de especialistas são tirar fotos ou filmar os itens com defeito e levar uma trena para medir os cômodos e a garagem.

Ana Carolina Bernardes, diretora-jurídica da Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), afirma que pode haver uma diferença de no máximo 5% no tamanho do imóvel. Se ultrapassar esse percentual, deverá haver algum tipo de compensação ao morador.

O empresário Ely Andrade, 54, conta que verificou falhas na pintura e no alinhamento do granito e gesso na primeira vistoria. Ao todo, foram três, sem solução. "Gastei em torno de R$ 1.500 para resolver. Você jogava a iluminação no imóvel e as imperfeições apareciam."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página