Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Operação em caixa

É hora de quebrar a cabeça para botar ordem na casa e deixar para trás objetos que não são mais úteis

Ze Carlos Barretta/Folhapress
As roupas devem ser ordenadas conforme o uso. As utilizadas durante a semana estão próximas à entrada, separadas por cor.
As roupas devem ser ordenadas conforme o uso. As utilizadas durante a semana estão próximas à entrada, separadas por cor.

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entrar o ano com a casa em ordem é a melhor resolução para quem pretende ganhar espaço e conforto no lar. Saber exatamente onde está cada coisa otimiza o tempo e evita gastos desnecessários.

E, como em tudo na vida, o primeiro passo para organizar é deixar para trás o que não serve mais.

A regra é separar todos os objetos que não são usados ou estão repetidos e destiná-los à doação ou ao descarte.

Para tornar mais prático o exercício de desapego, a organizadora profissional Zetta Casalena indica retirar tudo do armário e considerar qual foi o último dia de uso.

Primeira etapa cumprida, é o momento de definir critérios. "O princípio é destinar um espaço próprio para cada item", recomenda a organizadora Cristina Papazian.

Categorias muito amplas que reúnam tudo podem se tornar um "cantinho da bagunça". Classificar por função pode resolver o problema: itens usados em reparos, por exemplo, ficam juntos.

Quando o armário é grande demais, uma solução é usar caixas. As transparentes de plástico são boa opção para o guarda-roupa, pois não atraem traças e deixam os objetos à vista. As de papel só são indicadas para locais sem umidade, como escritórios.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.