Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha Verão

Pré-sal deve valorizar imóvel no litoral

Em cidades próximas à bacia de Santos, tendência de aumento faz compra de casa de veraneio ser bom negócio

Mesmo com ganho, período de ocupação deve ser fator decisivo no momento de optar pela aquisição do bem

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Realizar o sonho de consumo de uma casa na praia poderá ser vantajoso financeiramente se a compra for estudada com cuidado.

A queda nas taxas de juros e a tendência de valorização de algumas cidades do litoral paulista incentivam a realização do desejo, segundo especialistas ouvidos pela Folha.

"Os preços nessa região tendem a subir. A exploração do pré-sal deve aumentar a demanda por imóveis e seus preços", afirma o economista Ricardo Almeida.

Foi a aposta das irmãs Magaly, 44, e Suzy Reis, 45, ao comprarem uma casa em São Sebastião, cidade onde acreditam que haverá aumento de moradores com o início da exploração do pré-sal.

No entanto, a previsão é apenas uma garantia de que a compra de um imóvel de veraneio não será perda de dinheiro. Especialistas apontam o uso como fiel da balança na decisão de compra.

FREQUÊNCIA

Antes de decidir pela aquisição é importante checar quanto o valor aplicado no imóvel poderia render em um investimento seguro.

O preço médio de uma casa de dois quartos em São Sebastião é R$ 330 mil. Esse valor aplicado durante um ano no CDB, descontados imposto de renda e inflação, renderia R$ 10.950.

Com esse montante, é possível alugar uma casa de dois quartos por 24 dias ao longo do ano na mesma cidade. A compra de um imóvel na praia, nesse caso, é recomendável para quem passa 25 dias ou mais.

A falta de liquidez é o principal problema dessa aquisição. Desfazer-se de uma casa ou um apartamento demora meses, e, em caso de necessidade de dinheiro, o dono poderá fazer uma venda desvantajosa, pondera o economista Keyler Carvalho Rocha, professor da Fundação Instituto de Administração.

É preciso considerar ainda os custos de manutenção.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.