Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Locadores e prédios limitam tamanho de repúblicas em SP

Reunião com pais de estudantes para explicar regras do condomínio pode ser exigida pela imobiliária

Sem comprovante de renda do universitário, contrato de locação pode ser feito em nome de seus pais

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para reduzir os gastos com aluguel, a criação de repúblicas é opção comum. No entanto, casas com mais de cinco estudantes -frequentes no interior- estão mais raras na capital.

Mais cômodo, dividir casa e ter um quarto só para si ainda custa menos que a locação de uma quitinete.

"Já morei em repúblicas maiores e prefiro uma convivência individual, que dá menos problemas", afirma a estudante Ivi Guedes, 22, que vai desembolsar R$ 800 mensais para compartilhar um dois-quartos próximo à ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

A diminuição de moradores não é apenas opção dos universitários. Donos de imóveis e condomínios têm definido o número de inquilinos no contrato. A prática visa, entre outras coisas, reduzir as reclamações de vizinhos.

Outro recurso utilizado por imobiliárias para evitar dores de cabeça futuras é um encontro com os pais dos estudantes para apresentar as regras do condomínio.

"É uma forma de não deixar espaço para mal-entendidos", justifica Maristela Cosas, gerente de locação da Samuel Carvalho Imóveis.

NOME DO PAI

Sem renda própria, o contrato de locação pode ser feito no nome de um dos pais do estudante. Algumas imobiliárias aceitarão o contrato em nome do universitário caso seus pais sejam fiadores.

É a garantia o maior problema da locação. Quando o fiador mora em uma cidade distante, a imobiliária pode se recusar a fechar o negócio.

Das 15 consultadas pela Folha na capital, dez têm restrições a fiadores de cidades fora da região metropolitana.

O jeito é bater perna e procurar grandes imobiliárias ou empresas especializadas, que flexibilizam regras. Na Lello, por exemplo, o fiador será aceito se houver imobiliárias parceiras em sua cidade. Na Simão Carvalho, o endereço do fiador não é empecilho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.