Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tudo junto e misturado

São Paulo estuda aplicar o conceito de moradia mista, em que famílias de diferentes faixas
de renda vivem no mesmo condomínio

Verena Smit/Folhapress
Michael Lofton e Margi Briggs vivem em um edifício de moradia mista em Nova York
Michael Lofton e Margi Briggs vivem em um edifício de moradia mista em Nova York

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O futuro prefeito de São Paulo terá de se preocupar não apenas com o trânsito e com a onda de arrastões mas também com novas soluções para a questão habitacional. Há um déficit de 130 mil moradias na capital -e cerca de 810 mil famílias vivem em condições inadequadas, segundo dados da Secretaria Municipal de Habitação.

Uma ideia trazida de Nova York pode ajudar a mudar esse cenário. Trata-se do conceito de "mixed-income housing" (habitação de rendimento misto), que une pessoas com diferentes níveis econômicos e sociais em um mesmo condomínio, cobrando pelo aluguel ou pela venda dos apartamentos um valor inferior ao de mercado.

O projeto-piloto desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a iniciativa privada prevê a construção de um condomínio de 600 apartamentos nesses moldes na Barra Funda.

Batizado de HIS (Habitações de Interesse Social) Barra Funda, o projeto ainda está no papel -o edital da licitação será publicado nos próximos dias, segundo o secretário de Habitação, Ricardo Pereira Leite. Ele afirma que é mínima a chance de o condomínio não ser construído, já que foi a incorporadora Brookfield que propôs a parceria.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.