Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alugar ou comprar?

Novo cenário de juros e financiamento reacende o antigo dilema

MARIA CECILIA MACIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para quem quer sair do aluguel e comprar a casa própria, o momento é bom. "As taxas nunca foram tão baixas e os prazos nunca foram tão longos para financiar um imóvel", diz José Dutra Vieira Sobrinho, conselheiro do Corecon (Conselho Regional de Economia de São Paulo).

A batalha foi iniciada em abril deste ano pelo Banco do Brasil -que reduziu suas taxas de juros ao patamar mínimo de 7,9% para créditos imobiliários populares-, respaldada pelo Banco Central, com o corte de 0,75 ponto percentual da taxa Selic, e seguida pela Caixa Econômica.

Além da redução dos juros, a Caixa também esticou o prazo de financiamento para 35 anos. Instituições privadas seguiram o movimento.

Embora os ventos estejam soprando a favor da compra, a dúvida entre assumir uma dívida que pode levar décadas para terminar e optar por investir o dinheiro e pagar aluguel com os rendimentos ainda gera debates entre especialistas.

Conheça a seguir a opinião de dez estudiosos do assunto.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.