Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sua casa, seu negócio

Sites que aproximam proprietários e turistas interessados na locação de imóveis para temporada ganham força no país; conheça riscos e vantagens

Lucas Lima/Folhapress
Roberto Lombardi (à esq), que aluga sua casa, no Morumbi, como neto André e o genro Oswaldo Oliveira
Roberto Lombardi (à esq), que aluga sua casa, no Morumbi, como neto André e o genro Oswaldo Oliveira

DANIEL VASQUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Alugar sua casa para turistas pode ser uma boa maneira de conseguir uma renda extra, especialmente nas férias.

O grande fluxo de viajantes em razão de eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016, deve impulsionar a prática no país.

A estimativa é que 7,21 milhões de estrangeiros desembarquem no Brasil na Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo. O número representa 32,5% mais turistas estrangeiros do que em 2011.

O ministério contemplou, em 2011, a categoria cama e café em seu sistema de classificação, reconhecendo a hospedagem em residência para o uso turístico.

Uma dica para o proprietário que quer alugar o imóvel é cadastrá-lo em sites voltados a quem prefere uma residência a um hotel na hora de se hospedar.

Airbnb, Fica Lá em Casa e Alugue Temporada são algumas das opções. Dentre as várias modalidades de locação, há quem alugue o apartamento inteiro, um quarto e até quem não cobre para hospedar um viajante.

Para não enfrentar problemas, é preciso ter cuidado. A seguir, saiba o que fazer para que a temporada seja uma boa experiência para todos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.