Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Financiar lá fora

Taxas mais baixas estimulam financiamento no exterior, mas é preciso ficar atento à variação cambial e à legislação local

Fabiano Silva/Folhapress
Jailson Pereira comprou um apartamento financiado em Miami
Jailson Pereira comprou um apartamento financiado em Miami

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Brasileiros têm ido às compras no exterior e incluem na bagagem até um apartamento financiado.

Segundo pesquisa da NAR (Associação Nacional de Corretores, na sigla em inglês), publicada em junho, brasileiros compraram 12% das residências vendidas a estrangeiros em Miami até outubro do ano passado -só venezuelanos adquiriram mais (15%).

O número diz respeito ao total de vendas, sem determinar o tipo de transação.

Mesmo com a recuperação dos preços no mercado americano, em maio o índice que mede o valor médio de uma residência nos EUA ainda era 17% mais baixo que o registrado em abril de 2007. Os dados são da FHFA (Agência Federal de Financiamento Imobiliário, na tradução do inglês) e se referem a vendas com financiamento.

Uma alternativa para quem quer aproveitar os preços mais baixos e não tem todo o dinheiro à vista é financiar o imóvel.

"As taxas são menores do que as brasileiras", aponta Leo Ickowicz, proprietário da Elite International Realty, empresa especializada na venda de imóveis na Flórida.

Mas é preciso muito cuidado com a variação cambial.

Além disso, o comprador deve entender muito bem as regras de financiamento em cada país e checar atentamente quais são as condições de pagamento.

A seguir, veja dicas de quem já tem um imóvel lá fora e saiba o que é preciso para financiar uma residência em outro país.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.