Índice geral Imóveis
Imóveis
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto verão

Transforme sua laje em um 'puxadinho chique', com jardim suspenso, piscina ou espaço gourmet

Simon Plestenjak/Folhapress
Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo em sua casa no Jardim Europa
Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo em sua casa no Jardim Europa

MARIA CECILIA MACIEL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Encontrar uma casa com jardim e quintal em uma metrópole como São Paulo é como achar uma agulha no palheiro, especialmente no centro e suas extensões, cada dia mais verticalizados.

Para aproveitar qualquer área externa, moradores procuram arquitetos, engenheiros e paisagistas para criar espaços em lajes, coberturas, varandas e terraços.

"Esses ambientes tendem a se valorizar, principalmente onde a área urbana se encontra mais adensada, pois oferecem qualidade de vida, estimulam a convivência e revitalizam espaços obsoletos." diz o arquiteto Caio Bandeira.

Assim como ele, outros profissionais vêm sendo requisitados para promover repaginações em coberturas de casas e apartamentos. No "puxadinho chique", vale tudo.

"Meu marido agora joga suas partidas de sinuca com os amigos e faz sua sauna em casa", conta a comerciante Andreia Lopes, que incluiu em sua cobertura piscina, cozinha gourmet e home theater.

Os arquitetos Lourenço Gimenes e Clara Reynaldo surpreendem os amigos com o deck que construíram sobre a laje. "Quando eles acham que a casa acabou, abrem a porta e veem o espaço, que a gente usa para comer, ler, ver o pôr do sol", diz Clara.

Para projetos em condomínios, vale lembrar: é preciso ter autorização. "A ideia é muito boa, mas a operação é bastante complicada", diz Sérgio Meira Neto, diretor de condomínios do Secovi-SP (sindicato da habitação).

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.