Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edifícios comerciais figuram no topo dos mais altos da cidade

DE SÃO PAULO

Os lançamentos na cidade de São Paulo com maior número de andares são residenciais, mas os campões em altura ainda são os empreendimentos comerciais.

O edifício mais alto da cidade é o Mirante do Vale (região central), concluído em 1961, com 51 andares e 170 metros de altura.

Em seguida, vêm outros dois prédios da região central: o Edifício Itália, com 165 metros, e o Altino Arantes (conhecido como prédio do Banespa), com 161 metros, segundo levantamento do Skycraper Center, banco de dados que reúne informações sobre os edifícios mais altos do mundo.

Após o prédio do Banespa, figura a Torre Norte, no Centro Empresarial Nações Unidas, com 158 metros. Com seis centímetros a menos, segundo levantamento do Emporis, banco de dados que disponibiliza informações sobre construções em 190 países, surgem os primeiros residenciais. São os edifícios do conjunto Parque Cidade Jardim, na zona oeste.

Esses cartões-postais da cidade devem ser ultrapassados pela Torre Sigma e seus 189 metros. O edifício comercial ficará na zona sul de São Paulo e tem previsão de conclusão para o ano que vem, segundo o Emporis.

GIGANTES DE HONG KONG

São Paulo tem 63 arranha-céus e divide com a cidade chinesa Chongqing a 25ª colocação entre as cidades com a maior quantidade desse tipo de empreendimento, segundo levantamento do Emporis.

O portal considera como arranha-céu uma construção regular com vários andares e com mais de cem metros.

Hong Kong, a primeira colocada, tem um número muito maior de construções desse tipo: 1.224 edifícios com mais de cem metros, mais do que o dobro do número encontrado em Nova York, que vem em seguida com 569 edifícios. Tóquio é a terceira, com 344 arranha-céus.

Nenhum dos 63 edifícios paulistanos com mais de cem metros figura entre os mais altos do mundo. O Mirante do Vale, por exemplo, é o 15º maior da América do Sul.

Entre os países, nenhum avança mais rapidamente que a China -dos 20 edifícios mais altos do mundo em construção, nove estão no país, segundo a CTBUH (entidade americana que reúne arquitetos, construtores etc.).

Até o fim de 2011, havia 61 construções com mais de 300 metros no mundo, segundo o CTBUH.

(DV)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.