Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Raio-X Imobiliário

raioximobiliario@grupofolha.com.br

Vila Andrade é a campeã em lançamentos na capital

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O caderno "Imóveis" estreia hoje a série Raio-X Imobiliário, que, durante 20 domingos, trará um retrato dos distritos paulistanos que mais receberam lançamentos nos últimos cinco anos.

Em parceria com a empresa de pesquisas Geoimovel, a série vai mapear a oferta imobiliária de cada região, apontando quantidade, localização e preço dos novos apartamentos à venda.

No site, o mapa que ilustra esta página ganha versão interativa, que vai permitir ao usuário pesquisar com detalhes as informações de cada empreendimento, além de localizar os chamados pontos geradores de fluxo na região -shoppings, escolas, restaurantes, parques, praças etc.

A série também traz outras informações, como criminalidade, quantidade de área verde e oferta de transporte, que podem valorizar ou depreciar a área.

CUSTO BENEFÍCIO

Distrito da zona sul vizinho do Morumbi, a Vila Andrade é a campeã em lançamentos na capital nos últimos cinco anos. Segundo levantamento da Geoimovel, de janeiro de 2007 a agosto deste ano, foram construídos 83 novos empreendimentos -mais do que o dobro de Pinheiros, um dos distritos com maior índice de valorização e que teve, no período, 31 lançamentos.

O preço do metro quadrado na Vila Andrade teve aumento de 68% no período e custa hoje R$ 5.359 em média. Apesar da alta, o valor ainda é inferior à média da cidade (R$ 7.185).

"Na Vila Andrade, ainda é possível comprar um imóvel melhor e mais barato do que em outras regiões de São Paulo", diz Celso Amaral, diretor corporativo da Geoimovel.

O distrito também foi o que mais cresceu em termos populacionais -na última década, ganhou 53 mil novos moradores, um aumento de 73%, de acordo com o IBGE.

A onda migratória foi acompanhada pela verticalização e pelo desenvolvimento do bairro, que hoje tem maior oferta de comércio e serviços. Por outro lado, moradores queixam-se do trânsito e da violência.

Beneficiada por suas extensas áreas verdes, a Vila Andrade reúne dois extremos: o bairro Panamby, um dos mais luxuosos da cidade, e a favela Paraisópolis, a maior de São Paulo, com 62 mil moradores.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.