Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obras de arte se destacam em prédios modernistas

Movimento influenciou urbanização em meados do século passado

Construções desse tipo estão concentradas em Higienópolis, Bela Vista (centro) e região dos Jardins (zona oeste)

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

Apesar de prédios de arquitetura modernista e artes plásticas na fachada terem ocupado regiões de classe média alta, como Higienópolis (centro) e Jardins (zona oeste), essa combinação não era exclusiva de empreendimentos mais requintados em meados do século passado.
O edifício Nações Unidas, de 1953, na avenida Paulista, por exemplo, tem um painel de Clóvis Graciano. Seus 409 apartamentos de um ou dois quartos medem até 100 metros quadrados.
O Montreal, na avenida Ipiranga (centro de São Paulo), tem 230 quitinetes com áreas entre 38 m² e 42 m².
Projetado em 1954 por Oscar Niemeyer, possui um painel de pastilhas feito pelo artista plástico Di Cavalcanti no hall de entrada.
Ao serem lançados, esses prédios tinham como público-alvo pessoas sozinhas ou famílias que chegavam a São Paulo para constituir a vida.
Na comparação entre a arte nos prédios modernistas e a nos contemporâneos, notam-se diferenças em sua relação com a arquitetura.
"Antes havia amizade entre artistas plásticos e arquitetos. Agora, é mais uma questão de mercado", considera o professor de história da arte Luís Octavio Rocha, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
É possível perceber, porém, semelhanças na relação com o espaço público. Tanto os painéis de prédios antigos como os de recém-lançados costumam ser expostos para a rua, acessíveis ao transeunte. No entanto, tiveram de se adaptar aos novos tempos.
Um exemplo é o edifício Nobel, em Higienópolis: o painel do artista Bramante Buffoni foi cercado por grades entre os anos 1970 e 1980.

ABANDONO
Para os arquitetos Abílio Guerra e Michel Gorzki, do site Arquiteturismo (vitruvius.es/arquiteturismo), projetos de artes plásticas e de arquitetura urbanística foram abandonados após os anos 1980. "Deixou-se de privilegiar prédios que se distinguem na paisagem", argumenta Gorzki. (CR E CAF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.