São Paulo, domingo, 4 de janeiro de 1998.



Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA PRESERVADA
Parceria une governo e iniciativa privada
Empresas restauram prédios históricos

da Reportagem Local

Longe do profissionalismo europeu, que tem como tradição conservar os marcos de sua história, o Brasil pode estar dando seus primeiros passos nesse sentido.
Exemplos concretos já acontecem no Pelourinho (BA), no Recife e em Olinda, ambas cidades de Pernambuco, em Curitiba e em São Paulo, entre outros Estados.
Sem verbas públicas, é a iniciativa privada a grande aliada do Estado nesse processo de revitalização. O Shopping Light, na região central de São Paulo, é um exemplo desse trabalho. Em outubro deste ano, o edifício da Eletropaulo abrirá suas portas ao público.
Para Walter Melillo Jr., gerente de desenvolvimento de negócios da Turner, construtora norte-americana responsável pelas obras do Shopping Light, preservar mudando o uso dos imóveis é uma forma de gerar subsídios para que o trabalho seja viável.
O edifício Martinelli, símbolo do imigrante italiano, construído em 29, inicialmente era um edifício residencial. Em 79, passou por um processo de restauração e hoje seus conjuntos sediam empresas municipais, bancos e sindicatos, entre outros.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.