São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

condomínio

LCD ocupa elevadores de condomínios comerciais

Equipamento gera uma receita média equivalente ao aluguel de 1 m2

ÓSCAR CURROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os monitores de LCD resolveram dar uma volta no lado de fora das salas de escritório de prédios comerciais. Para tanto, tomaram os elevadores, onde veiculam notícias, propaganda e eventos no condomínio.
Esse tipo de mídia indoor despontou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2003. O conteúdo é fornecido por canais de TV via internet.
O equipamento não tem custo para o condomínio, e o uso do espaço de cada elevador gera uma receita média equivalente ao aluguel mensal de 1 m2 de espaço de escritório.
Outras fontes de renda são porcentagens dos ganhos obtidos com a veiculação de propaganda e a organização de eventos no prédio, que são divulgados pela rede multimídia nos elevadores dos condomínios contratados.
Pedro Gabriel Forjaz, 36, vice-presidente de operações da empresa especializada Elemidia, estima que a receita do aluguel de espaço no elevador varie de R$ 18 a R$ 600 mensais e que os ganhos com promoções cheguem a R$ 3.000.

Sem riscos
Síndico de dois prédios com mídia indoor, o advogado José de Souza, 70, diz considerar a receita ganha "simbólica", mas aponta outras vantagens.
"A pessoa chega estressada e tem a oportunidade de relaxar assistindo à programação. Isso evita danos internos, como riscos nos elevadores", relata.
Para aprovar a instalação da mídia, Hubert Gebara, 70, vice-presidente do Secovi-SP (sindicato de administradoras e imobiliárias), diz que é preciso convocar todos os condôminos.
"O Código Civil estabelece que a locação de espaço comum só pode ser aprovada em assembléia e por unanimidade."

Crescimento
De acordo com Forjaz, a tendência desse setor de midia é a de crescimento, graças à redução de preços da tecnologia.
A Elemidia planeja ter cerca de 1.300 edifícios atendidos e 3.200 LCDs instalados em todo o Brasil até o final de 2008 e quer também atuar em outros países da América Latina.
Já Rubens Macari, 47, subdiretor da Proximídia, diz não se preocupar com a "massificação" do serviço, uma vez que a empresa trabalha só com condomínios de alto padrão.
Os focos da companhia, conta, são o design, a segurança e a seleção de conteúdos.
Macari calcula que 60% dos condomínios que gerencia preferem nem mesmo realizar eventos promocionais, com o intuito de preservar a privacidade de seus ocupantes.
As telas de LCD imitam o estilo dos elevadores em que são colocadas e têm cristal blindado. Há mais de um ano já são instaladas pelas empresas de mídia em prédios durante a fase de construção.


SERVIÇO
Proximídia: 0/xx/11/3071-4415; www.proximidia.com.br
Elemidia: 0/xx/11/4689-6340; www.elemidia.com.br


Texto Anterior: União plural: Posse é proporcional ao capital investido no bem
Próximo Texto: Pré-lançamento - Butantã: Vista para Bosque custa R$ 285 mil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.