São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natureza dentro e fora de casa

Escolher as espécies certas para a luminosidade e a ventilação do local é o segredo para manter saudáveis as plantas do jardim, as das varandas e até as das paredes

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A advogada Silvia Link, 35, sempre gostou de morar em casa com quintal, só que por segurança optou por um apartamento no Pacaembu (zona oeste). Mas não abriu mão do verde na varanda.
"Meu primeiro pedido para o paisagista foi aproveitar todos os espaços com folhagens, espécies com flores e árvores frutíferas", conta.
No jardim feito pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Oliveira, ela pode colher jabuticabas e laranjas. E ainda tem a proteção de uma cerca viva. "Optei pela murta na cerca viva para dar mais privacidade ao ambiente", explica Oliveira.
O jardim foi complementado com espécies que combinam tons de rosa (azaleia, rododendro e rosa), de azul (bela-emília) e de branco (jasmim e gardênia). Além de uma jardineira de evolvulus, "que abre as flores com o despertar do dia, e um vaso com manacá de cheiro", explica.
Para quem não tem tanto espaço, mas quer um toque de natureza em casa, é preciso tomar cuidado para não se empolgar ao visitar o Ceasa ou a floricultura.
A paisagista Gigi Botelho recomenda poucos vasos e em lugares pontuais tanto dentro de casa como nas sacadas. Nessa hora, é importante ter auxílio de um profissional que possa indicar, por exemplo, que plantas podem dividir vasos e jardineiras.
Ele também poderá ajudar na escolha de espécies adequadas às condições do local. É importante checar a luminosidade e a ventilação, sobretudo quando as plantas vão para dentro de casa.
Folhagens são as plantas que melhor se adaptam ao cultivo interno, mas nada impede que, com boa luminosidade, a flor-de-maio, a prímula, o brinco-de-princesa e até as hortênsias possam se dar bem.

CUIDADOS
"Um sintoma de que a planta não gosta do local é quando a brotação fica reduzida e as folhagens, sem brilho", comenta Botelho.
Geralmente as plantas cultivadas em casa devem ser colocadas semanalmente na luz solar por algumas horas, de preferência pela manhã.
Elas não necessitam de regas diárias, a menos que estejam em vaso muito pequeno, com pouca terra. Para saber, o melhor termômetro é colocar o dedo na terra e sentir se ela está seca.
Por estarem submetidas a condições adversas, plantas em ambientes internos precisam receber nutrientes adequados. Os fertilizantes orgânicos, como pó de serra, torta de mamona e farinha de osso, são os mais indicados.

SEM VASOS
O arquiteto Arthur Casas escolheu um jardim vertical na parede de um pequeno jardim. "O verde exuberante dá uma sensação agradável ao ambiente", declara.
Controlar a irrigação é o segredo de um painel vertical. Ela é feita por gotejamento e pode ser acionada uma ou duas vezes ao dia.


Texto Anterior: Proteja suas férias
Próximo Texto: Dicas de escolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.