São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

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Seguradora é mais rápida do que concessionária ao repor aparelhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em geral, os planos de seguro residencial pagam a indenização dos bens danificados por descarga elétrica e oscilações no fornecimento de energia. As variações de voltagem podem avariar geladeiras, computadores e aparelhos de televisão.
"No caso específico de apagões, além dos danos elétricos, ocorrem incêndios", relata Ricardo Nogueira, superintendente-executivo de seguros do banco Santander.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a concessionária é obrigada a indenizar quem teve bens avariados por falhas na prestação de serviço público.
A AES Eletropaulo afirma que a análise do pedido de indenização por danos é regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que determina o prazo de até 45 dias para uma resposta final e mais 30 dias para o pagamento de uma eventual indenização.
Esse tempo pode ser abreviado se um seguro é contratado. Foi o caso da representante comercial Kelly Marinheiro.
Após sua geladeira ser danificada no blecaute de 10 de novembro, ela apresentou ao seguro três orçamentos para o conserto, encaminhou o equipamento para a manutenção e em menos de duas semanas foi ressarcida de parte do prejuízo.
"Às vezes você deixa de ir atrás dos seus direitos por conta da burocracia e acaba pagando para resolver o problema mais rápido", afirma. Esse tipo de cobertura, bem como as contra incêndio, queda de raios, explosão e tumulto, está sujeito a pagamento de franquia na maioria dos seguros.

Reposição
Célia Domingues, 42, mora em uma casa em Santo Amaro (zona sul) e, há cerca de dez anos, foi vítima de furto qualificado em seu imóvel.
Na época, a empresária não tinha seguro. Os ladrões levaram uma câmera fotográfica, um aparelho de som e um tênis. Ela então contratou um plano completo, com cobertura para riscos de incêndio, queda de raio, explosão, roubo e furto qualificados e danos elétricos.
A prevenção não evitou que sua casa fosse invadida novamente. Em julho de 2008, os ladrões roubaram de seu imóvel objetos pessoais de valor (roupas, tênis, óculos escuros) e equipamentos como câmera fotográfica e videogame.
Com um boletim de ocorrência e provas de que possuía os equipamentos (notas fiscais, caixas e manuais), foi ressarcida do prejuízo em menos de uma semana. "A experiência do roubo foi horrível, mas a do seguro foi muito boa", relata.

Serviços
As seguradoras oferecem serviços de assistência residencial como o de "check-up", importante por minimizar problemas futuros acarretados por vazamentos e falhas nas instalações elétricas. O consumidor e a própria seguradora saem ganhando com a diminuição dos acionamentos de sinistro. (EC)


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