São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Construção deverá crescer mais que o PIB

DA REDAÇÃO

Em 2009, a construção civil vai crescer mais que o PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil. Essa é a perspectiva apontada pelo SindusCon-SP (sindicato de construtoras) a partir de estimativas da economista Ana Maria Castelo, da FGV Projetos.
Ela trabalhou com dois cenários possíveis: um mais provável e outro mais pessimista.
No primeiro, calcula-se um crescimento de 3,8% para o PIB e de 4,7% para o setor da construção. No segundo, alta de 2,8% para o PIB e de 3,5% para a construção.
Os números de 2008 apontam que o PIB da construção deverá fechar o ano em R$ 113,6 bilhões, um crescimento de 10% em relação a 2007 e de 34% acumulado desde 2004. No período, o PIB brasileiro subiu 26% e, de 2007 para 2008, 5,2%.
Os empresários do setor mostram-se reticentes em relação à possibilidade de sustentar, em 2009, o crescimento verificado em 2008.
O sindicato realizou a 37ª Sondagem Nacional da Construção, em que foram consultadas 235 construtoras em todo o país entre outubro e novembro.
Em geral, espera-se um menor número de lançamentos imobiliários no ano que vem. Será um tempo, dizem, de reavaliar estratégias.
Ainda segundo o SindusCon-SP, em outubro deste ano, o número de unidades lançadas na região metropolitana de São Paulo foi 28% menor que o de outubro de 2007.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Promoção: Tenda vende imóveis prontos com desconto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.