São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESPESAS
Salário e encargo encarecem condomínio

da Redação

As despesas com pessoal e encargos sociais foram responsáveis por mais da metade dos custos condominiais nos últimos 12 meses na cidade de São Paulo.
Juntos, os dois itens foram responsáveis por 52,6% do total de gastos dos edifícios, segundo o Índice Periódico de Variação dos Custos Condominiais (Ipevecon).
A pesquisa realizada pela Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) detectou que, embora representem 36% dos gastos totais, as despesas com pessoal subiram, no mesmo período, apenas 1%.
Já os encargos sociais, que respondem por 16,5% das despesas condominiais, registraram aumento de 26,3% nos últimos 12 meses, de acordo com a pesquisa.
A diferença de variação se deve, principalmente, à publicação de lei, no ano passado, obrigando o recolhimento de INSS sobre pagamentos feitos a autônomos, como jardineiros e eletricistas.
As maiores variações registradas foram das despesas gerais (aluguel de linha telefônica, IPTU, gás etc.), que aumentaram 40,2%, e de benefícios (como cesta básica, seguro de vida), com alta de 40,1%.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.