São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONDOMÍNIO

Medidas simples garantem economia

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Regra número um para economizar energia elétrica e água nos condomínios: trocar gastos com aparelhos de última geração por medidas simples e eficazes no dia-a-dia dos moradores. Essa foi a lição aprendida por condôminos meio ano após o término do racionamento.
No balanço final, diversos condomínios perceberam que alguns equipamentos não provocaram os cortes esperados e nem sequer pagaram o que foi investido. "Muitas pessoas tomaram atitudes irracionais sem realizar estudo técnico e financeiro", diz Marcelo Sigoli, analista de mercado da Eletropaulo.
Um exemplo foi a substituição indiscriminada das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas, também denominadas PL. "Verificou-se que a troca só vale a pena em pontos acesos por mais de cinco horas por dia", diz Sigoli.
"Chegamos à conclusão que muitos equipamentos podem ser regulados ou reparados em vez de serem trocados", aponta Sodinir Lianza, diretor da administradora Itambé. "E o treinamento dos funcionários pode gerar mais economia que a compra de produtos milagrosos", completa Maria Lúcia Abdalla, da administradora Oma.
Outra decisão emocional que não compensou no caso dos residenciais foi a compra de geradores, opina Eduardo Moreno, presidente da Abesco (Associação das Empresas de Serviço de Conservação de Energia).

Água
A coordenadora do Programa de Uso Racional da Água (PURA) da Sabesp, Sônia Nogueira e Silva, diz que a melhor opção para economizar tem sido a troca de aparelhos a pressão pelo tradicional balde com água. Outra medida é o uso de hidrômetros individualizados.
"Depois que os instalamos, o consumo caiu cerca de 10%", comemora Nilza Aparecida Maçon, síndica do condomínio Vila Panamericana, no Butantã.
(ALEXANDRE SAMMOGINI)


Texto Anterior: Compra de imóvel usado exige atenção dobrada na vistoria
Próximo Texto: Lançamentos - Itaim Bibi: Construtora faz melhorias na vizinhança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.