São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Índice

INTERIORES & EXTERIORES

Área de serviço dá uso a corredor

Greg Sallibian/Folha Imagem
Área de serviço projetada pelo arquiteto Marco Donini


MARCO DONINI
especial para a Folha

O projeto, apesar de simples, resolve vários problemas crônicos da rotina de um casal.
Para não comprometer o desenho da casa e muito menos a sua volumetria, optamos pela solução mais leve possível, de montar um esqueleto metálico para receber painéis em vidro laminado, conectando a casa ao muro de divisa. Não houve, portanto, uma obra exagerada.
Foram construídos um abrigo para gás e um armário para material de limpeza. Outra dificuldade superada foi a saída da cozinha, antes desprotegida da chuva.
O ponto alto do projeto, porém, extrapola as questões funcionais: o piso, encomendado à artista plástica Nina Moraes. Ela criou e posicionou pessoalmente fragmento por fragmento das várias peças cerâmicas que conseguimos colecionar para esse trabalho.
O projeto tinha como objetivo definir o espaço de uma forma alegre. A quantidade de cores e formas estimula o trabalho sem torná-lo rígido. Esse cromatismo acabou definindo paredes "limpas", com azulejo branco, liso e brilhante, com um único arremate em pastilhas de vidro preto.


Marco Donini é arquiteto


Texto Anterior: Feira da construção: Automação residencial é o destaque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.