São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alto padrão oferece até tomadas de emergência

A maioria tem apenas gerador de eletricidade para áreas comuns Instalar gerador em condomínio depende de aprovação em assembleia por maioria dos presentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Foi na época do apagão, em 2001, que compradores e construtoras despertaram para a importância de um gerador de energia nos edifícios.
Dez anos depois, a facilidade vem na planta apenas em condomínios de alto padrão e em alguns de médio padrão com várias torres. Nesses casos, em geral são usados equipamentos que geram energia para as áreas comuns dos prédios, como luzes das escadas de emergência, portões da garagem, iluminação das áreas externas e elevador.
No entanto, alguns condomínios oferecem abastecimento de energia em momentos de blecaute como diferencial de venda. A construtora Porte, por exemplo, assegura fornecimento de energia elétrica para a iluminação interna e algumas tomadas nas áreas privativas de todas as suas unidades à venda.
O benefício é grande, mas reflete no custo. O gasto de R$ 400 mil com a instalação do gerador é embutido no preço das unidades, acima de R$ 1,4 milhão.
Para não afetar o preço, o mais comum é que o condomínio apenas preveja espaço para a instalação do gerador.
"A decisão de instalação é tomada pelos condôminos em assembleia", explica Omar Anauate, diretor de condomínio da Aabic (associação de administradoras de condomínios de São Paulo).

REGRAS
Para aprovação em assembleia, o projeto de instalação do gerador e o orçamento devem ser aceitos pela maioria dos presentes em uma reunião com pauta específica.
Na hora de fazer o projeto, é importante lembrar que, caso o espaço para o equipamento esteja no térreo, será preciso criar uma caixa acústica reforçada para não incomodar os vizinhos.


Texto Anterior: Falta de gerador de energia expõe sistema de segurança de prédios
Próximo Texto: Edifícios têm até setembro para colocar filtro em modelos a diesel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.