São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

REGISTRO

Cartório de SP lança consulta pela internet

NATHALIA BARBOZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Primeiro Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo acaba de lançar um serviço inédito em todo o país. A novidade está no site www.primeirosp.com.br, que permite realizar consultas on-line a mais de 93 mil matrículas de imóveis das circunscrições da Liberdade e da Vila Mariana.
O cartório proporciona a visualização exata dos documentos, além de informações sobre a situação do registro do imóvel e sobre seu proprietário.
Com o serviço, é possível saber se o imóvel possui algum mandado de penhora, hipoteca ou quaisquer outros títulos de alienação ou situação jurídica que atinjam o proprietário, como falência e indisponibilidade de bens.
Além disso, o usuário pode requerer certidões de propriedade, transcrições, certidões vintenárias, registros de averbação e obter 17 diferentes modelos de requerimentos, como o de registro de pacto antenupcial e o de averbação de casamento.
O site calcula o preço do serviço (cada certidão custa R$ 11,56, e cada averbação, R$ 10,50), além de fornecer os endereços de todos os cartórios do Brasil.

Como fazer
Para obter o documento, é preciso o número da matrícula do imóvel, escolher como quer recebê-lo (no cartório ou pelo correio) e como irá pagar (boleto bancário ou transferência para o Banco do Brasil ou para o Bradesco, além dos cartões Bradesco).
Flauzilino Araújo dos Santos, oficial titular do cartório e coordenador de informática do Irib (Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), explica que já existe um projeto em andamento para implementar o sistema nos demais 18 cartórios da capital.



Texto Anterior: Bronca: Lojista diz que prefeitura "é lenta"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.