São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONDOMÍNIO E IPTU

Custos fixos devem caber no bolso

Imóvel mais velho costuma ter despesa mensal maior, e tributo merece atenção especial

RAFAEL FRANCISCO FAIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após planejar a compra, a calculadora e o bom senso ainda têm trabalho a fazer: encaixar no orçamento o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o condomínio, eternos companheiros do proprietário.
O valor do condomínio depende do padrão do prédio. Um imóvel mais velho, com uma ou duas unidades por andar, tem menos moradores para dividir a conta. "Com investimento maior na compra, pode-se optar por prédio mais novo, com mais moradores, o que diminui o condomínio", diz José Roberto Toledo, da Lello Imóveis.
Preços médios das mensalidades podem ser consultados no site www.aabic.org.br.
Rosely Schwartz, professora de administração de condomínios da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), lembra que, em prédios velhos, gasta-se com impermeabilização e troca de elevadores e colunas de água. Cheque se isso já foi feito. Nos novos, sala de ginástica já montada evita o rateio da compra de equipamentos.
Já o IPTU é calculado de acordo com idade, tamanho e valor de venda do imóvel. Segundo a Prefeitura Municipal de São Paulo, a cada ano é definido esse valor para cerca de 2,8 milhões de imóveis. Se o dono julga que o valor está acima do de mercado, pode pedir uma avaliação especial grátis.
Especialistas dizem que compradores prestam pouca atenção ao IPTU -em geral, menos que inquilinos. Veja se está tudo em dia. A certidão sobre débitos de tributos imobiliários é gratuita e pode ser vista na internet, com o número de cadastro do imóvel (www4.prefeitura.sp.gov.br/certidao/certidao-net.asp).
Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, são isentos os imóveis residenciais com valor venal de até R$ 61.240,11.


Texto Anterior: Vistoria: "Pente-fino" passa por cartório
Próximo Texto: IMÓVEIS
Cachorro sem voz

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.