São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mude!

Apartamentos pequenos Grandes soluções

Compartilhar espaços, usar móveis planejados e peças multiuso são as dicas de arquitetos para montar casa completa e confortável em 45 m˛

Eduardo Anizelli/Folhapress
VIVER EM VIVER EM 45 M˛
Com truques, como espelho e mesa de jantar deslizante sob o aparador, Cinthia Garcia fez dois ambientes na sala do casal Fabio Gimenes, 32, e Patrícia, 31 (acima)

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando o tamanho da casa não parece suficiente para acomodar suas coisas, é imprescindível a criatividade de arquitetos, designers de móveis e organizadores profissionais para multiplicar o espaço. A Folha reuniu dicas para ampliar sua casa -ou dar essa sensação- conforme suas necessidades.
O primeiro passo é definir áreas que servirão para mais de uma função.
"Uma mesa de trabalho que também é usada nas refeições não é uma boa solução", avalia Álvaro Guillermo, professor de design da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
A cozinha pode ser considerada de uso social. "Integrá-la à sala de jantar e estar é um ganho de espaço", diz.
O trabalho e o estudo podem ir para o quarto. "Mas evite funções sociais para esse espaço, pois um bom sono é indispensável", avisa.

DECORAÇÃO
O uso de cores claras, como branco, bege e creme, em pisos contínuos, também cria a percepção de amplitude. "O cômodo parece maior, deixa de ter um limite, e o olhar se perde", explica a arquiteta Lizandra Maluf.
Mas não abuse do branco. Parede e piso nessa cor dão aparência de espaço, porém o excesso de radiação luminosa pode causar cansaço visual, explica a designer Meire Vibiano.
Em locais de longa estadia, "as cores mais adequadas são azuis e verdes, além de tons levemente escurecidos", ensina.
Para as cortinas, evite tecidos volumosos. Prefira o voile e as persianas teladas. Se o apartamento tem uma boa vista, explore esse privilégio.
Na hora de escolher poltronas e sofás, fique com peças de encosto e braços pequenos. Assim, é possível manter o conforto ocupando menos espaço.
Móveis com estrutura aparente e braços vazados, de madeira ou de metal, são uma boa alternativa.
Armários e bancadas têm opções modulares, que oferecem soluções rápidas. É possível combinar peças prontas com outras sob medida: o custo é menor.
A dica da organizadora profissional Kelly Menchini é pensar o móvel conforme os objetos que ali serão guardados. "Mulheres costumam ter muitos pares de sapatos e bolsas, e faltam lugares para acomodá-los", exemplifica.


Texto Anterior: Habitação: Convenção do setor acontece de 18 a 22 de setembro
Próximo Texto: Nos trilhos: Porta do guarda-roupa acomoda televisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.