São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado ignora cinco distritos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A face mais visível da verticalização da zona norte fica distante de distritos como Anhangüera, Brasilândia, Jaçanã, Jaraguá e Perus. De 1999 a 2003, nenhum prédio foi lançado neles, segundo o estudo feito pelo Datafolha.
A professora do centro universitário Uninove Silvia Vitale analisa que a topografia dos terrenos de declives acentuados, como no distrito de Perus, e a violência de Brasilândia são fatores pouco atrativos ao mercado imobiliário.
"Falta ali equilíbrio entre custo de terreno e preço do produto a disponibilizar", diagnostica Antonio Guedes, da Gafisa.
O consultor Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro explica que, com exceção do Jaçanã, os demais distritos formam bolsões de pobreza, com muitos loteamentos feitos desordenadamente. "A população menos favorecida foi expulsa para o caminho dos trilhos do trem, e o mercado não tem interesse nessas áreas", explica.
Para ele, o distante Jaçanã, famoso pela canção "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa, certamente será foco de futuros lançamentos imobiliários, principalmente de imóveis para pessoas de baixa renda, pois o distrito vem se transformando. "O acesso a ele está muito mais fácil, e sua proximidade com a serra o torna um lugar tranqüilo para morar."


Texto Anterior: Geografia explica crescimento vertical
Próximo Texto: Metodologia: Estudo usou dados da prefeitura e de fontes privadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.