São Paulo, domingo, 16 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Em direção ao norte

Distrito de Santana lidera ranking de lançamentos de 2007, seguido de perto pelo de Perdizes

Marcelo Justo/Folha Imagem
Perdizes (zona oeste) está entre as regiões mais visadas por incorporadores


EDSON VALENTE
EDITOR-ASSISTENTE DE IMÓVEIS E CONSTRUÇÃO

A bússola do mercado imobiliário em 2007 aponta para o norte. Ela sinaliza não só o rumo tomado pelo número de novos empreendimentos -alta de 60,85% sobre 2006- mas também o despontar do distrito de Santana no topo do ranking de regiões com mais lançamentos.
Estudo feito pela Geoimovel Pesquisa Imobiliária para a Folha mostra que a liderança entre os que mais tiveram novos condomínios de janeiro a outubro é do distrito da zona norte, com 14 lançamentos.
Ele fica, assim, à frente das badaladas zona oeste, representada por Perdizes (13), e zona sul, pontuada por Vila Mariana (12) e Vila Andrade (11).
Se as coordenadas geográficas variaram, o mesmo se pode dizer das plantas. Em 2006, cerca de um terço dos lançamentos era de quatro dormitórios. Em 2007, predominaram os de dois quartos (36%).
Esse dado foi levantado por pesquisas do Secovi-SP (sindicato imobiliário) e da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), que apresentaram, na semana passada, o balanço do ano.
"Houve uma retomada para consumo das classes média e média alta", avalia João Crestana, presidente do sindicato.
A previsão é que, em 2008, esse cenário se intensifique com mais apartamentos menores, de dois quartos. "Menos de 50% dos imóveis lançados na cidade têm valor abaixo de R$ 180 mil", lembra Crestana.


Próximo Texto: Em direção ao norte: Número de lançamentos supera o total de vendas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.