São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Tatuapé lidera lançamentos; Mooca concentra os nobres

Distrito campeão também tem a melhor infraestrutura, diz Datafolha

Patrícia Araújo/Folha Imagen
O casal Pedro e Ivani Galoro na praça Silvio Romero, no Tatuapé

JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A oferta de terrenos é um dos trunfos da zona leste para se aproximar dos campeões de lançamentos residenciais em São Paulo. De 2006 a agosto de 2009, a região somou 197 novos prédios, contra 240 da oeste e 324 da sul, segundo a Geoimovel, empresa de pesquisa e análise do mercado imobiliário.
"Ainda há terrenos vazios e fábricas desativadas que oferecem condições de incorporação nos próximos anos", comenta Ricardo Pinto Almeida, coordenador do curso de pós-graduação em negócios imobiliários da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado).
Entre os 31 distritos da zona leste, o Tatuapé lidera em número de novos prédios -28 de 2006 a 2009, segundo a Geoimovel. Logo atrás estão a Mooca (26), a Água Rasa (22), o Carrão (17) e a Vila Prudente (16).
A Mooca é o distrito mais nobre, com os maiores valores de metro quadrado -até R$ 6.573 (quatro-quartos), segundo a Geoimovel- e a segunda maior renda média familiar: 13 salários mínimos, mostra a Cognatis (empresa de geomarketing).
Nos ascendentes Carrão e Água Rasa, o preço de um apartamento de três dormitórios supera o dos encontrados no Tatuapé.

Bem servido
Os números mostram a boa infraestrutura do Tatuapé. Na zona leste, é líder na oferta de supermercados e hipermercados -são nove, a terceira maior concentração da cidade- e é o segundo com mais escolas particulares (47, atrás da Penha, com 49), segundo o Datafolha.
Mas o destaque fica por conta da diversão. O distrito é o que oferece mais parques e passeios (três; sexto lugar na cidade), bares (13; décimo lugar), cinemas (três; quinto lugar) e casas noturnas, de show e teatro (três; nono lugar). Em número de restaurantes, empata com a Mooca: 11 em cada um, 14º lugar entre distritos.
Nos últimos anos, a região tem ganhado opções de lazer com a inauguração de shoppings, restaurantes, salas de cinema e teatros. "Ainda assim, há ruas que guardam um ar típico de interior", diz a arquiteta Andrea Maginador, 30.


Próximo Texto: Ar de interior é o que cativa no Tatuapé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.