São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

URBANISMO

Analista mostra cidade sustentável em SP

Tom Armstrong explica conceito de vizinhança em 20 minutos, de Portland, nos EUA

DE SÃO PAULO

Com uma população de 580 mil habitantes, a cidade norte-americana de Portland é exemplo de plano diretor voltado à sustentabilidade. Há quase 50 anos, o município tomou a decisão de parar de se expandir e adensar as zonas já povoadas.
A Folha entrevistou com exclusividade Tom Armstrong, analista de políticas do Departamento de Planejamento e Sustentabilidade de Portland, que vem a São Paulo para apresentar sua experiência na criação de áreas em que os moradores demoram apenas 20 minutos para se locomover até o trabalho ou a áreas de lazer. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

Folha - Como nasceu o plano urbano da cidade?
Tom Armstrong
- Nos anos 60, chegamos a um consenso político que apontava para um crescimento urbano mais denso. A principal razão para isso era preservar a área rural e portuária da cidade. Foi nessa época que demos início a nosso plano regional de urbanismo e focamos a revitalização do centro.

Como a indústria da construção civil reagiu?
A mudança de política urbana nunca acontece sem controvérsias. A população indicou que aquela era a direção que a cidade deveria seguir, assim conseguimos a colaboração das empresas. Hoje, imóveis verdes se tornaram mais atrativos e têm maior taxa de ocupação.

Como funcionam as vizinhanças de 20 minutos?
São áreas revitalizadas em que há um misto de imóveis residenciais, comerciais e serviços, para que a maior parte dos deslocamentos seja feita em 20 minutos.
Melhoramos o sistema de transporte, a qualidade das áreas de circulação -com calçadas disponíveis e ciclovias- e a segurança da região. Depois incentivamos a entrada de comércio. Com a [maior] qualidade da região, a população voltou a morar nesses setores da cidade.


Texto Anterior: Semana imobiliária: Sisp tem mais de 200 mil imóveis à venda
Próximo Texto: Convenção Secovi: Fórum debate urbanismo internacional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.