São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

mude!

Banho na decoração

Clientes procuram por serviços de limpeza de tapetes, sofás e colchões

Silvia Zamboni/Folhapress
Lavagem de tapete com método tradicional, que usa água e xanpu neutro, pela Lavwash

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cada vez mais paulistas procuram serviços de limpeza e higienização de tapetes, carpetes, cortinas e estofados. Nos últimos cinco anos, a demanda por eles aumentou 25%, segundo o Sindlav (sindicato de lavanderias).
Mas encontrar uma lavanderia especializada é tão difícil quanto conseguir um bom mecânico. Não dá para arriscar com qualquer empresa, especialmente quando se trata de itens caros e valiosos.
No primeiro semestre deste ano, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) registrou 87 queixas de lavanderias. Os principais problemas foram serviço mal executado (31) e dano na peça (29).
A recomendação de quem já usou o serviço é o melhor caminho para escolher a empresa adequada.
Uma dica é consultar a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia para confirmar seu credenciamento, ou ainda o Procon-SP para saber se a empresa tem reclamações registradas.
A fonoaudióloga Aracy Silva, 67, conta que conseguiu a indicação de uma lavanderia doméstica com uma prima. Hoje contrata limpeza anual de sofá, carpete e cortinas para seu apartamento.
Para não ter decepções, antes de contratar o serviço, veja quais são as orientações de lavagem na etiqueta do produto. Além disso, "a lavanderia tem obrigação de ter profissionais que possam identificar o tipo de lavagem adequado", comenta Márcia Oliveira, técnica do Procon.
A ordem de serviço é o principal documento nessa hora. Nela, deve haver a descrição do trabalho a ser realizado, o estado da peça e o prazo de entrega. O documento precisa ter a assinatura de ambas as partes.
Assim, a lavanderia passa a ser responsável pela qualidade da prestação de serviço e por qualquer defeito que apareça no produto.

DENTRO DE CASA
As lavanderias, em geral, oferecem tanto a higienização na casa como a retirada para a limpeza. Apesar de parecer uma comodidade, a limpeza em domicílio nem sempre é a melhor escolha.
Em lugar de muito sabão e água, o serviço é realizado com escovinha, aparelho de higienização a vapor e alguns produtos químicos. Por isso, quando a peça pode ser retirada, há empresas que não aceitam limpá-la em casa a fim de garantir a qualidade. Ou então fazem um termo de responsabilidade em que consta a opção do cliente pela técnica menos adequada.
Na lavanderia, o serviço completo demora, em geral, de sete a dez dias. A peça é entregue em domicílio e montada novamente no lugar -é o caso de cortinas e de persianas.


Texto Anterior: Convenção Secovi: Fórum debate urbanismo internacional
Próximo Texto: Onde encontrar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.