UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PLANTA

Moradores de edifício entregue pela Kallas reclamam da qualidade do acabamento; construtora se defende

Nas chaves, o sonho da casa própria pode virar um pesadelo

Fernando Moraes/Folha Imagem
Após a reclamação, a Kallas providenciou o reparo das falhas do apartamento de Paulo Beneti, 27


FREE-LANCE PARA A FOLHA

Comprar um imóvel na planta pode ser uma caixinha de surpresas na hora da entrega: a qualidade dos materiais às vezes sofre mutações ao passar do folheto ou do apartamento decorado no estande para a unidade adquirida.
Foi o que aconteceu com proprietários do edifício Evolution Life Sport, na Mooca (zona leste), entregue pela Kallas em agosto. No apartamento de Paulo Beneti, 27, gerente de marketing, os defeitos foram corrigidos depois da reclamação. "Havia falhas como a de pintura sem lixar", conta.
Já uma mutuária, que não quis se identificar, recusou-se a receber as chaves. "Havia uma porta amassada, problemas com batentes e uma laje desnivelada", diz. Queixa-se ainda de que pagou R$ 170 de condomínio, sem usufruir.

Outro lado
"Pequenos defeitos são comuns e corrigidos até após a entrega [foram entregues 152 unidades], na medida do possível", explica Roberto Gerab, 50, diretor da Kallas. "Depois de instituído o condomínio, a conta é do morador, a não ser que o imóvel esteja caindo. Não podemos abrir exceções."
Especialistas alertam para os cuidados na compra de um imóvel na planta. "É importante checar o memorial descritivo para um procedimento judicial", alerta o advogado Cláudio Romano, 42. E, para mover uma ação, "até mesmo panfletos servem", diz o advogado Renato Menezello.
"Mas, às vezes, o memorial dá margem a interpretações dúbias", lembra o corretor Paulo Fernandes de Souza, 47. "Diz, por exemplo, que se vai usar um revestimento X ou similar." (EV)


Texto Anterior: Casa própria: CEF freia financiamento de "populares"
Próximo Texto: Pré-lançamentos - Santo Amaro: Condomínio fechado terá seis casas de 550 mē
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.