São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

Texto Anterior | Índice

ARQUITETURA

Hans Donner estréia com prédio-parafuso

Divulgação
Perspectiva do edifício desenhado por Hans Donner


DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Um prédio de 33 andares com estrutura helicoidal, apelidado de "parafuso", marca a estréia do designer gráfico Hans Donner, da Globo, na construção civil.
Sem data para sair do papel (está em fase de levantamento de custos), o edifício começa redondo na base e, à medida que ganha altura, os contornos da fachada passam a ficar quadrados.
"Ele adquire uma nova dimensão por agregar um lado lúdico e de movimento. Um prédio nada mais é do que uma embalagem de vida, de negócios", afirma Donner. "Por que essa embalagem não pode ser maravilhosa?"
Frederico Carsten, dono do escritório de arquitetura de Curitiba que convidou o designer para assinar o projeto, considera-o "absolutamente intuitivo". "Complementa a nossa atividade."

"Tieta"
Donner conta que se inspirou na abertura da novela "Tieta", na qual um coqueiro aparece contorcendo-se até virar o corpo de uma mulher. "Sempre brinquei com essa coisa da transformação", diz.
Para o designer gráfico, sua investida no setor de construção civil é mais uma chance de transpor para a vi- da real os conhecimentos adquiridos no mundo virtual. "Sempre sonhei em fa- zer coisas palpáveis."
Questionado sobre se pode alcançar na arquitetura a mesma projeção que teve na TV, ele responde: "Não sei como será o dia de amanhã, não planejo nada na vida".


Texto Anterior: Alto de Pinheiros: 9 torres terão acesso privado ao shopping Villa-Lobos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.