São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barulho é o principal motivo de brigas

Indiferença pelas regras e desejo por tratamento especial são práticas de alguns famosos nos condomínios

Celebridades não devem ser isentadas de multas e têm de ir à assembleia se causarem problemas para o condomínio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é só em prédio de famosos que problemas com o barulho dos vizinhos acontecem. Festas e comemorações em casas e condomínios representaram 31% das reclamações registradas pela Polícia Militar na capital paulista no primeiro semestre do ano.
A diferença se dá na reação de celebridades, que demonstram pouca disposição em cumprir a convenção condominial.
"Alguns pensam estar acima das regras", diz o advogado Alexandre Marques.
Marques cita uma frase dita por um famoso, cujo nome não foi revelado, em um dos condomínios em que realiza assembleias de reconciliação: "Só o fato de eu morar aqui já valoriza o patrimônio de todo mundo".
O advogado Márcio Rachkorsky conta outro caso, o de um famoso que queria que o helicóptero pousasse às três horas da madrugada no heliporto do edifício.
Para ele, celebridades não têm privilégio. "A responsabilidade delas é maior, pois são modelo para muita gente", acrescenta.

EXCESSOS
No prédio do Tatuapé (zona leste) em que mora a advogada Aline Oliveira Silva, 26, e os jogadores do Corinthians Defederico e Chicão, houve problemas em junho.
"Ele [Chicão] fez uma festa no salão do prédio e, devido ao excesso de barulho e violação do horário permitido, os vizinhos reclamaram e ele foi multado", conta.
Em casos como esse, a advogada Josicler Marcondes diz que não basta aplicar a multa. "É preciso realizar uma assembleia com a presença do infrator para decidir qual será a punição, seja ele famoso ou não."
Caso o morador persista na falta, os vizinhos podem chamar a polícia e até mesmo entrar na Justiça.

MERCADO
Em vez da valorização causada pelo nome dos vizinhos, Marcelo Dadian, da Rossi, afirma que compradores podem desistir do local em função da presença de famosos.
Aida Maria Marques, vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, afirma que a presença de famosos em um condomínio não afeta o preço do apartamento.
Já o corretor de imóveis Antônio da Silva Filho, da imobiliária Kauffmann, pondera: "Vizinhos famosos podem afastar quem quer sossego, mas o bairro se beneficia da segurança que é oferecida às celebridades". (AA)


Texto Anterior: Vizinhos famosos perturbam o sossego de moradores anônimos
Próximo Texto: Processo: Síndico aparta briga de modelos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.